Quem tem cachorro já deve ter se questionado sobre curiosidades da alimentação dos cães. Saber como é importante levar em conta sua dieta e as necessidades diárias de nutrição é necessário, mas você sabe se o cachorro é carnívoro ou onívoro, por exemplo? Se não, está na hora de descobrir!
Este conteúdo foi criado para esclarecer o que você não sabia sobre as dietas dos cães: se são carnívoros ou onívoros, qual é a importância de cada tipo de alimento e quais cuidados devem ser tomados na escolha deste. Prepare-se para ter todos os detalhes sobre esses pets!
Curiosidades da alimentação dos cães: são onívoros ou carnívoros?
Para descobrir se os cães são carnívoros ou onívoros, é preciso entender a diferença entre os dois. Em termos simples, carnívoros são aqueles animais que se alimentam de carnes de outras espécies; já os onívoros se alimentam de uma variedade de fontes, incluindo as próprias carnes, vegetais e outros alimentos não animais.
Mas, afinal, quais são os alimentos principais da alimentação dos cães? Eles são classificados como animais onívoros, já que suas dietas consistem em adicionar a sua alimentação variados tipos de comida, como carne, vegetais, grãos, legumes e frutas. Ou seja, basicamente, tudo o que um humano come, mas com mais alimentos de origem animal para satisfazer as necessidades específicas do organismo deles.
O que é necessário para garantir uma alimentação saudável para o cão?
É importante manter uma alimentação nutritiva e equilibrada para o cão. O ideal é que a sua dieta seja à base de alimentos frescos e naturais. Como os cães precisam de nutrientes específicos, é necessário equilibrar apenas o que for necessário. Os alimentos secos e enlatados podem ser uma boa opção, mas somente se forem balanceados com os naturais.
Além disso, é importante considerar a quantidade certa de alimento que será dada para o cão. O ideal é que os eles recebam comida de forma fracionada, mas é necessário levar em conta a espécie, idade, tamanho e saúde do cão.
Quais cuidados devem ser tomados na escolha dos alimentos para o cão?
É importante ter cuidado na hora de escolher os alimentos ideais para o cão, pois eles devem ser ricos em nutrientes e conter as quantidades calóricas necessárias. Alguns dos principais que devem ser tomados são:
- Distribuir alimentos saudáveis e frescos em pequenas porções para que o cão não coma demais ou de menos;
- Escolher alimentos balanceados apropriados para a espécie, idade, tamanho e saúde do cão;
- Nunca adicionar temperos e condimentos aos alimentos, pois podem ser prejudiciais à saúde do cão;
- Garantir que o cão consuma água limpa e fresca para manter-se hidratado;
- Não oferecer nenhum tipo de alimento que possa ser prejudicial à saúde do cão, como ossos, restos de comida ou carne mal cozida.
Conclusão
Atualmente, os cães são reconhecidos como onívoros o que significa que sua alimentação deve ser composta por alimentos de várias origens, como carne, vegetais, grãos, legumes e frutas. É importante manter sempre uma alimentação saudável e equilibrada para o cão e, para isso, existem cuidados específicos a serem tomados na hora de escolher a ração. Por exemplo, distribuir as comidinhas em porções ideais e escolher os alimentos apropriados para a espécie, idade, tamanho e saúde do cão.
Gostou dessa curiosidade e quer continuar antenado para não perder mais nada? Inscreva-se em nosso boletim e fique por dentro do Panorama PetVet para saber tudo sobre o setor na palma da sua mão!