A Ordem dos Advogados do Brasil de Goiás se uniu a OAB do Distrito Federal a favor de uma campanha contra o abandono de animais.
Chamada Diga não ao abandono. Animal não é brinquedo e nem é descartável tem como objetivo alertar e conscientizar a população sobre o crime de abandono de pets.
Segundo informações do portal Metrópoles, a ação surgiu com foco no período das férias, mas, conforme destacado pelo Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB/DF, Arthur Regis, “a guarda responsável é essencial e o abandono é crime em qualquer época do ano.”
De acordo com dados da Confederação Brasileira de Proteção Animal (CBPA), há entre 1,5 milhão e 1,7 milhão de cães e gatos nas ruas do Distrito Federal.
Segundo informações do site oficial da OAB/DF, além de conscientizar, a campanha também tem como objetivo criar uma rede de apoio. “Ela parte da perspectiva do reconhecimento da dignidade animal e visa conscientizar a população sobre a reprovável prática de abandono. O abandono de animais é considerado maus-tratos pelo ordenamento jurídico brasileiro”, explica Regis.
“Os pets compõem a família multiespécie e é dotado de dignidade intrínseca e consciência, devendo a família tratá-lo com muito amor e cercá-lo dos cuidados necessários ao seu bem-estar”, acrescenta o presidente.