Cortar a unha do cachorro não é tarefa simples, mas é uma medida higiênica extremamente importante para o bem-estar do pet. O processo exige calma, paciência e preparo do tutor. Caso contrário pode se transformar em um momento tenso e assustador para ambos, o que dificulta ainda mais a operação. Quando as unhas crescem além do necessário podem machucar pessoas, outros animais e o próprio pet.
Como cortar a unha do cachorro sem provocar lesões
Os desafios para cortar a unha do cachorro começam pelas unhas grandes, já que elas diminuem o contato das almofadinhas da pata com o solo, podendo culminar, por exemplo, com problemas de coluna. Além disso, as unhas podem se prender em pisos e tapetes e se quebrarem, causando dor ao pet de estimação. As unhas caninas têm um “sabugo” com veias e nervos, que pode sangrar se for lesionado.
Dicas para um corte seguro
– Escolha um momento tranquilo – é importante que o cachorro esteja relaxado durante o procedimento para reduzir o risco de acidentes. Vale ainda para o tutor.
– Imobilize o cachorro para evitar movimentos bruscos – isso pode ser feito envolvendo-o em uma toalha ou segurando-o no colo com as patinhas voltadas para você. Se o pet for de médio ou grande porte, o recomendado é deitá-lo de lado no chão.
– Segure as patas do cachorro com firmeza. Fique atento, no entanto, para não as apertar em demasia. Alguns cães têm maior sensibilidade nas patas e podem se assustar com o toque mais intenso.
– Corte a unha aos poucos – O corte gradativo das unhas ajudará a garantir que nenhuma unha seja cortada demais. Além de tecidos mortos, as unhas caninas têm terminações nervosas na base. Se atingidas, provocam dor, sangramento e infecções
– Faça pausas – se cão ficar agitado, é melhor dar um tempo, brincar e fazer carinho no animal e só então retomar o processo.
– Utilize lixas próprias para acabamento – elas são úteis para o tutor temeroso de fazer o corte com o alicate e permitem aparar as unhas aos pouquinhos. E já é possível encontrar modelos automáticos de lixa
– Ofereça recompensas – Ao finalizar, ofereça um petisco ao pet. O “prêmio” contribui para que ele associe a operação a algo positivo, relativamente prazeroso.
Instrumentos adequados
Existem no mercado cortadores específicos para unha de cachorros. Podem ser tipo alicates ou guilhotinas, oferecidos em tamanhos diferenciados. Antes da compra, porém, o tutor deve observar a espessura da unha do cão. Alicates para uso humano não são adequados. A frequência do corte deve ser semanal ou, no máximo, quinzenal.
Em último caso, quando o tutor não se sente seguro para executar a tarefa, sempre há opção de levar seu animal de estimação a um pet shop ou clínica veterinária.