Os gatos são animais lindos, fofos e, em partes, bastante carinhosos. O gato persa exótico é uma raça de felino que tem ganhado muita popularidade, especialmente devido à sua personalidade adorável, sua aparência única e seu temperamento calmo. Se você também adora gatos e está querendo saber como dar ao seu novo companheiro os cuidados adequados, então continue lendo a matéria abaixo.
Hoje, iremos falar aqui sobre as características e exigências desta raça de gato. Por exemplo, quais são as qualidades que o distinguem de outras raças, quais os cuidados necessários para mantê-lo saudável e feliz, quais as necessidades nutricionais que ele exige para viver bem e quais os problemas de saúde que devem ser considerados quando tiver em casa. Agora sim, conheça o persa exótico!
Características do gato persa exótico
O persa exótico é uma raça de gato considerada dócil e amigável. Como uma parte dos gatos, ele se relaciona bem com outros animais domésticos, sejam eles outros bichanos ou cães. Por ser muito calmo, também é muito fácil de cuidar e ideal para pais que não têm muito tempo para cuidar de um animal de estimação.
É muito característico pelo seu focinho achatado, o que o diferencia de outras raças de gato. Sua pelagem é longa e espessa, e costuma ter tom creme, marrom ou laranja. Apesar de ser uma raça de porte médio – entre 1,2 e 2,5 kg, aparenta ser maior do que realmente é.
Cuidados com a raça de gato
Esta é uma raça de gato que pode ser facilmente cuidada, mas requer algumas atenções em específico. Seu pelo longo e denso precisa ser escovado todos os dias para evitar o emaranhamento, o que pode levar à formação de nós e ferimentos na pele. Por isso, é importante escovar o gato com um pente adequado.
Quanto à alimentação, o persa exótico necessita de uma dieta balanceada que inclua, principalmente, alimentos à base de carne. Além disso, é importante oferecer-lhe os ricos em proteínas, gorduras boas e ácidos graxos essenciais.
Doenças que o persa exótico pode desenvolver
Uma das principais doenças que o persa exótico tende a desenvolver é a obesidade. Isso ocorre porque eles são muito passivos e não costumam se exercitar muito, o que pode resultar em excesso de peso. Por isso, é importante oferecer-lhe alimentos balanceados e estimulá-lo para que façam exercícios.
Além disso, o persa exótico também é propenso a doenças de pele e oculares, problemas respiratórios e cardíacos. Por isso, é importante que ele seja levado ao veterinário regularmente para que seja verificada a sua saúde e tratadas precocemente quaisquer doenças que possam surgir.
Conclusão
Vimos que o gato da vez é uma raça adorável e cheia de vida. Seu carisma e personalidade única são fortes motivos para ter um desses como animal de estimação. Ainda assim, é importante considerar que são necessários alguns cuidados específicos para mantê-los saudáveis, bem alimentados e alegres. Ficou interessado em um persa exótico? Certamente se encantará quando o conhecer!