Os gastos com rações e remédios lideram com folga os hábitos dos consumidores pet, segundo pesquisa da OpinionBox. O estudo mapeou dados sobre o mercado e as despesas com produtos e alimentos, além do relacionamento das pessoas com seus animais de estimação.
Realizado em maio deste ano, o levantamento envolveu 2.066 entrevistados que possuem pets, grande parte da Região Sudeste (46%) e da classe social CDE (83%).
Em relação à compra de produtos para os bichinhos de estimação, os tutores responderam que ração (90%), xampu e produtos de higiene (54%) foram os itens mais demandados na cesta de consumo trimestral.
Produtos comprados para os pets nos últimos três meses
Já em relação aos gastos com serviços e produtos para saúde, os remédios (52%), vacinas (50%), banho e tosa (46%) e consulta com médico-veterinário (40%) foram os mais demandados.
Gastos trimestrais com animal de estimação
Consumidores pet gastam menos de R$ 200 com alimentos
O gasto médio dos consumidores pet com alimentos para seus bichinhos ultrapassa R$ 200 para 78% dos entrevistados e 73% deles desembolsam até esse mesmo valor em itens e serviços de saúde.
Alimentação dos pets brasileiros
Do total de entrevistados, 74% usam ração como fonte de alimentação para seus animaizinhos de estimação, enquanto que a comida caseira faz parte do cardápio do pet para somente 5% deles. Por outro lado, 21% dos tutores fazem uso das duas opções.
Pets shops (68%) e supermercados (32%) são os estabelecimentos mais utilizados para a compra de rações.
Tipos de lojas para compra de alimentos
Marcas preferidas
Entre as marcas preferidas para a alimentação dos cães, a campeã é a Pedigree, com 51% de compra entre os tutores. No caso de gatos, a marca mais utilizada é a Whiskas, com 63% de preferência.
Top 5 marcas de ração para cães mais utilizadas
Hábitos relacionados aos pets
Do total de participantes da pesquisa, 50% têm apenas um pet em casa, 25% têm dois pets, 11% têm três e 14% têm quatro ou mais bichinhos de estimação. E o cachorro segue mantendo a preferência dos tutores, com 75% deles presentes nos lares brasileiros, seguido dos gatos (32%), pássaros (9%), peixes (5%), tartaruga (3%), coelho (2%), hamster (1%) e outros (1%).
Para 85% dos participantes da pesquisa, os pets são considerados como membro da família, sendo que 84% deles se sentem mais felizes por terem um pet e 81% concordam que ter um pet diminui o estresse. Além disso, 72% dos respondentes preferem comprar de empresas que apoiam a causa animal.