Abempet: conheça a nova entidade do setor pet brasileiro
Nova organização reúne indústria, varejo e serviços sob uma mesma bandeira de representatividade
Em um movimento histórico para o setor pet brasileiro, a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) e o IPB (Instituto Pet Brasil) anunciaram nesta segunda-feira, dia 6, a união das associações, que dá origem à Abempet (Associação Brasileira das Empresas do Setor de Animais de Estimação). A nova entidade nasce com o propósito de fortalecer a representatividade e integrar todos os elos da cadeia, da fabricação ao consumidor final.
Segundo José Edson Galvão de França, presidente do conselho gestor da Abempet e colunista do portal Panorama PetVet, a iniciativa marca o início de uma nova era para o setor.
“Não é apenas a junção de dois nomes, mas a soma de duas histórias de sucesso que, juntas, iniciam um novo capítulo. Somos mais fortes quando caminhamos juntos. Estamos consolidando mais de quatro décadas de experiência para construir uma entidade que não apenas representa, mas impulsiona ativamente todos os seus membros rumo ao futuro“, afirma.
A criação da Abempet consolida a trajetória de 45 anos da Abinpet, voltada à defesa dos interesses da indústria, com os 12 anos de experiência do IPB, reconhecido pela excelência em serviços, inteligência de mercado e relacionamento com o varejo. “Multiplicaremos os esforços em prol de um objetivo comum: o progresso contínuo e a valorização de todos os elos do setor”, completa Galvão de França.
Abempet fortalece a união do setor pet brasileiro
Com um escopo ampliado, a Abempet passa a representar toda a cadeia produtiva, conectando indústria, distribuidores, varejo, serviços e consumidores. Seu papel é estimular um ecossistema mais integrado, competitivo e sustentável, capaz de enfrentar desafios e aproveitar as oportunidades de um mercado em plena expansão.
“A Abempet nasce para ser um catalisador de transformações positivas, fomentando o diálogo, a troca de experiências e o desenvolvimento conjunto. Queremos fortalecer o setor com uma tributação mais justa, apoio regulatório, geração de negócios e educação do consumidor sobre o valor e a qualidade dos produtos pet”, destaca o presidente.
A união entre as duas entidades também reforça a capacidade de articulação política e técnica do mercado pet, permitindo uma atuação mais assertiva na defesa de pautas essenciais, como incentivos fiscais, remoção de barreiras comerciais e estímulo à inovação.
“Nosso compromisso é entregar valor real e tangível aos associados. A Abempet será uma plataforma de crescimento, oferecendo dados estratégicos, inteligência de mercado e novas oportunidades de negócios. Cada membro sentirá, na prática, os benefícios de fazer parte de uma entidade mais robusta e conectada”, conclui José Edson.