Saiba como atrair clientes para um pet shop
Visibilidade é instrumento de venda e pode fazer a diferença perante a concorrência
por Regina Blessa em
e atualizado em
Como atrair clientes para um pet shop? A resposta pressupõe entender que nem sempre há uma segunda chance para causar a primeira boa impressão. Mas como destacar sua loja, captar o olhar dos passantes e estimular a vontade de conhecer as instalações?
A fachada deve ser única e apresentar em três segundos a categoria do estabelecimento. Isso parece banal e óbvio, mas muitos comércios não sabem se apresentar para os pedestres e, principalmente, para os que trafegam a via de carro. Nesse curto tempo de leitura, precisamos entender o que a loja vende. Sempre será mais importante o uso do termo “PET SHOP” em letras enormes do que o nome da loja, como “Patinhas Matreiras”.
Além disso, como nós lemos primeiro as imagens e depois as letras, grandes imagens de animais ajudam a identificar o PDV. O design de loja começa na rua, para proporcionar uma experiência completa aos passantes. O ambiente externo deve refletir o interior e ambos devem ser compatíveis em arrumação e estilo.
A fachada precisa levar em consideração o lado da mão de direção dos carros se for única e posicionar a leitura da placa e a vitrine levemente voltadas para esse lado. Uma fachada não precisa ter mais do que o nome da loja, o tipo de comércio (se não estiver óbvio na vitrine) e um número de telefone. Escolha um bom nome que não se confunda com outros tipos de negócios e lembre-se que as pessoas vão ler a sua placa em três segundos.
Também não se deve poluir a fachada com produtos e serviços óbvios, nem muitas marcas de fornecedores. Qualquer desenho que não faça parte da logomarca é dispensável e só vai dificultar a visualização. É importante fugir de logotipos complicados onde se tenta colocar todos os animais do universo. O segredo é trabalhar uma arte despoluída, legível e convincente. Certifique-se ainda de que a calçada esteja limpa. Trata-se de um cartão de visita.
Como atrair clientes para um pet shop na entrada e zona de transição
A tarefa de atrair clientes para um pet shop continua na entrada. Quando colocamos os pés dentro da loja, precisamos de um tempo para reconhecer todo o ambiente. Esse espaço deve permitir que o consumidor se adapte às condições de iluminação, temperatura e ambientação.
Nesse momento, ele não entende plenamente as mercadorias expostas do lado de dentro. Por isso, não encha a porta e a entrada com mercadorias, atrapalhando sua passagem nessa área de pura adaptação. A entrada deve ser convidativa, livre e desimpedida e com largura suficiente para que duas pessoas, ou uma mãe com criança ou cadeirante entrem facilmente.
É bem na entrada que você terá a oportunidade de positivar ou acabar com a experiência do consumidor. Se essa zona de transição estiver esvaziada, os consumidores podem se sentir expostos e relutantes para explorar a loja. Se ficar muito lotada de pilhas de produtos, isso também é desanimador.
Para unidades de grande porte, não adianta afixar promoções logo na entrada, pois, além de atrapalhar o acesso, pode criar certo tumulto. Portanto, cuidado para não posicionar displays em passagens estreitas ou curvas de difícil acesso.
Visibilidade da loja
Quanto melhor a visibilidade da loja, menos propaganda é necessária. Despertar o olhar facilmente reforça a memória no mapa mental dos consumidores. Quando considerar a visibilidade, avalie a localização sob a perspectiva do consumidor.
- A loja pode ser vista do fluxo principal de tráfego?
- Seu letreiro pode ser visto facilmente?
- Vindo de carro, é possível ver a loja um quarteirão antes?
- Qualquer um pode entender o que a loja vende um quarteirão antes?
Lembre-se que a visualização do imóvel é diferente para quem chega de carro, a pé ou de ônibus. Fique atento aos obstáculos que podem obstruir a fachada, como árvores, bancas de jornais, camelôs, pontos de táxi, postes e fiação. Cuidado com outros “imóveis micos”, como lojas abaixo do nível da rua, depois da esquina onde não se enxerga nada e em andares superiores. Os melhores pet shops no quesito visibilidade são os que têm fachadas com lindos animais ou vitrines adesivadas. Só pequenos estabelecimentos do tipo boutique ou PDVs dentro de shoppings ainda precisam de produtos na vitrine.
Pergunte de vez em quando para um estranho que passa pela rua: “Você sabe onde tem um pet shop por aqui?” Se a pessoa não souber responder, troque sua fachada, porque uma loja que não é vista não é visitada.