Setor intensifica uso da IA para atendimento veterinário
Com planos flexíveis e teste gratuito, plataforma InIA.Pet ganha adesão de 350 clínicas e hospitais oito meses após lançamento


Clínicas e hospitais já estão se beneficiando de uma plataforma de IA para atendimento veterinário, desenvolvida exclusivamente para permitir dedicação por mais tempo ao paciente e reduzir burocracias processuais. Apenas oito meses após seu lançamento, a InIA.Pet está presente em 350 estabelecimentos e vem sendo usada por profissionais que fornecem serviços em domicílio.
Até o fim de 2025, a meta é chegar a 1.500 estabelecimentos. A ferramenta foi desenvolvida para escutar e registrar automaticamente as informações transmitidas durante o atendimento online e presencial. A tecnologia gera documentos como anamnese, prontuário, receitas e termos de consentimento.
De acordo com Marcio Mota, sócio-fundador da InIA.Pet, uma vez que é ativada, a plataforma emite o documento em cerca de 20 segundos a partir de uma consulta de meia hora, por exemplo. “Se a interação com o paciente girou em torno de uma hora, bastam aproximadamente 45 segundos para converter os áudios em um conteúdo escrito estruturado”, destaca.
O desenvolvimento da InIA.Pet demandou cerca de seis meses, com 90 dias adicionais para aperfeiçoamento técnico. “Hoje, os médicos veterinários gastam, em média, de 30% a 40% do tempo com a preparação de documentos, prontuários, receitas e termos. Com a IA, a redução do tempo é de 70%”, comenta.
Outro ponto positivo citado por Mota é que a plataforma gera um documento para o tutor, numa linguagem simples e acessível, relatando tudo que aconteceu na consulta ou na internação. “Esse mecanismo está tendo uma ótima aceitação”, conta.
IA para atendimento veterinário terá novas funcionalidades
Além disso, está sendo desenvolvido um braço da ferramenta de IA para atendimento veterinário, que proverá ao ultrassonografista informações para emissão de laudos de ultrassom. “Já estamos em fase de testes com alguns hospitais”, antecipa.
Além de Mota, a inovação foi desenhada por outros quatro sócios, sendo três desenvolvedores e um especialista na área comercial. A IA conta ainda com o apoio da Associação Nacional dos Médicos Veterinários (ANMV) e Associação Brasileira dos Hospitais Veterinários (ABHV).
Clínicas e hospitais veterinários podem testar ferramenta sem compromisso
A IA não é cobrada por usuário ou clínica/hospital cadastrado. Na realidade, o trabalho é cobrado por documento gerado. Há planos que variam de R$ 180 até R$ 1.600, dependendo do tamanho e da quantidade de documentos que a clínica e o hospital requerem diariamente. “Os planos podem ser contratados por mês, semestre ou ano”, explica.
Antes de fechar o pacote, o profissional tem direito a dez consultas gratuitas, bastando se inscrever e preencher o formulário com os dados necessários, sem precisar informar dados de cartão. “Feito isso, entramos em contato para fechar o sistema. Ele assinando, fazemos um treinamento da plataforma e um treinamento técnico comigo, com custo à parte”, explica. A plataforma pode ser utilizada no computador e no celular.
O sistema está totalmente em conformidade com a LGPD. “Os áudios são eliminados assim que a plataforma faz a transcrição para o documento. O veterinário fica apenas com o acesso aos documentos gerados”, observa.