
O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) avança um passo estratégico na articulação com o Congresso Nacional. Por meio da Portaria nº 99/2025, a entidade acaba de implementar uma Comissão para Assuntos Institucionais, com a finalidade de estimular o debate em torno de pautas de interesse da atividade.
A criação desse grupo acompanha a meta que a CFMV vem perseguindo desde o ano passado, ao ampliar sua presença em audiências e reuniões do Legislativo.
Nesta semana, por exemplo, representantes do conselho encontraram-se com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para tratar da paridade do reajuste salarial de médicos veterinários e médicos federais. A interação contou também com representantes do Coletivo Nacional da Carreira dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) e ao Conselho Federal de Medicina (CFM).
Além disso, somente em 2025, a atuação conjunta do Sistema CFMV/CRMVs já mobilizou cerca de 90 parlamentares. “Estamos investindo em uma presença qualificada no Congresso Nacional, com responsabilidade técnica e articulação estratégica. Essa comissão nasce com a missão de dar voz ao Sistema e garantir que nossas pautas avancem com consistência e legitimidade”, afirma Ana Elisa Almeida, presidente do CFMV.
CFMV integra presidentes e diretores de conselhos
A nova comissão do CFMV é composta por dez médicos veterinários, incluindo presidentes e diretores de conselhos regionais, e será presidida pelo vice-presidente da entidade, Romulo Spinelli. “Teremos mais agilidade e qualificação na análise das proposições legislativas, além de construir um posicionamento mais unificado com os conselhos regionais. O momento é de protagonismo para o Sistema”, ressalta.
Entre as atribuições da comissão estão a análise técnica de projetos de lei, a elaboração de posicionamentos oficiais, a definição de agendas de relacionamento com o Congresso e o apoio direto às visitas e audiências de seus dirigentes. O grupo atuará em sintonia com a Assessoria Parlamentar do CFMV.