
Você sabia que os gatos, assim como outros animais, podem ter restrições alimentares? Alguns alimentos que nós consumimos, por exemplo, não são recomendados e podem causar desconfortos gastrointestinais nos felinos. A seguir, conheça dez alimentos proibidos para os gatos.
Chocolate, peixe cru, pão: os alimentos proibidos para os gatos
Leite, queijos e outros produtos lácteos
É comum que os gatinhos sejam retratados em desenhos animados e quadrinhos bebendo leite ou mingau. Mas a realidade é bem diferente, viu? A maioria dos gatos adultos são intolerantes a lactose, podendo ter diarreia, vômitos e dores de barriga quando ingerem algo lácteo.
Os filhotes também devem evitar ingerir produtos lácteos. Caso não estejam recebendo leite materno, o recomendado é oferecer o produto em pó, em fórmula específica para a espécie.
Chocolate
Esse doce contém teobromina e cafeína (os bichanos também não podem beber café!), duas substâncias tóxicas para os felinos. O consumo de chocolate pode causar vômitos, diarreia, febre, convulsões e aumento da frequência cardíaca e respiratória.
Ovos, carne ou peixe cru
Alimentos crus são proibidos na dieta dos gatos. Esses alimentos podem conter bactérias perigosas, como salmonela, que provocam diarreia, vômitos e letargia.
Além disso, o ovo cru contém uma proteína chamada avidina. Ela impede a absorção de vitamina B, muito importante para a saúde da pele e dos pelos e para o funcionamento adequado do organismo.
Produtos enlatados
Os produtos enlatados, como a sardinha e o atum, fazem mal ao pet. Eles contêm uma quantidade alta de sódio e, além de serem muito temperados, os condimentos são prejudiciais ao organismo dos gatos.
Pão
O pão não tem valor nutricional e pode até ser oferecido um pequeno pedaço ao bigodudo. No entanto, em excesso, o fermento pode causar problemas digestivos e obesidade.
Cebola e alho
Cebola, alho e outros membros da família allium, como cebolinha e alho-poró, podem causar anemia em gatos. O consumo pode danificar os glóbulos vermelhos do pet, causando náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.