Startup aposta em IA para impulsionar pet shops regionais
Tecnologia será lançada em agosto, durante a Pet South America


A startup tecpet vai lançar em agosto uma assistente de IA para pet shops regionais e outros empreendimentos independentes, como lojas de banho e tosa e clínicas veterinárias. A empresa aposta na ferramenta para ampliar a digitalização e a competividade do pequeno e médio varejo frente à presença de gigantes como Petz, Cobasi e Petlove.
Em entrevista ao Panorama PetVet, Marcus Vinicius Bunn, sócio-fundador e CMO da tecpet, explica que, por trás de um setor tão promissor, pequenos negócios enfrentam desafios diários para organizar atendimentos, lidar com a falta de tempo e responder à crescente demanda por um serviço profissional e humanizado.
“Na maioria das vezes, a equipe é enxuta e nem sempre tem estrutura ou disponibilidade para se capacitar. Enquanto isso, grandes redes contam com times robustos, verba para marketing e sistemas sofisticados”, aponta.
Foi pensando nesse cenário que a startup catarinense desenvolveu uma solução integrada ao WhatsApp, canal usado por 79% dos brasileiros para se comunicar com empresas, segundo levantamento da OpinionBox. A ferramenta permite que pet shops e clínicas ofereçam um atendimento inteligente e automatizado diretamente pelo app. O lançamento oficial ocorrerá durante a Pet South America, entre os dias 13 e 15 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo.
“Os donos de pet shops e clínicas têm uma rotina puxada, com muitos atendimentos. Os tutores, por sua vez, estão cada vez mais exigentes, buscando um serviço mais próximo, organizado e eficiente. Muitos empreendedores acabam perdendo mensagens, não conseguem dar conta de todas as demandas com qualidade e ainda precisam cuidar do restante da operação”, comenta Bunn.
Segundo ele, a tecnologia da tecpet vai além dos chatbots convencionais. “É uma inteligência artificial conectada ao número do WhatsApp da empresa. Ela entende o funcionamento do negócio porque foi treinada com base nas informações dos serviços, horários e profissionais, e dos pets, como porte, comprimento da pelagem e raça”, afirma.
A ferramenta também assimila mensagens de áudio dos tutores, interpreta as solicitações, verifica disponibilidade de horários, agenda serviços e ainda pode ser configurada para oferecer serviços adicionais personalizados. “A verdadeira revolução vem com a adoção da inteligência artificial aplicada à operação real. Algo que, até pouco tempo, era privilégio de grandes redes com estruturas complexas e equipes de TI dedicadas”, completa.
Outros serviços além da assistente de IA para ajudar pet shops
Além de Bunn, os outros cofundadores Herbert Stanley Finger, atual CEO da empresa, e Pablo Tirloni Zandoná, CTO, idealizaram a primeira versão do sistema, que saiu do papel em 2019. A formalização da empresa e estrutura comercial aconteceram em 2021.
A plataforma oferece recursos como agendamento inteligente por tipo de pet e profissional, gestão de pacotes e serviços recorrentes, prontuário eletrônico e checklists dinâmicos, painéis de produtividade, módulo financeiro (ERP), controle de loja com PDV, estoque, emissão de notas fiscais e automações de contato e fidelização via WhatsApp. Hoje, a empresa já atende mais de 700 estabelecimentos em todas as regiões do Brasil, além de Angola, Suriname e Estados Unidos.
A startup não divulga uma meta exata de novos clientes com a novidade, mas espera atingir R$ 3,5 milhões em faturamento em 2025, o que representaria um crescimento de 150% em relação aos R$ 1,4 milhão faturados no ano passado.
Planos disponíveis
Atualmente, a tecpet trabalha com três planos. Um voltado apenas à agenda e gestão de serviços; outro que inclui o atendimento automatizado via WhatsApp; e o mais completo, com módulo financeiro integrado, PDV, emissão de notas fiscais e gestão de vendas. O plano escolhido depende das necessidades de cada empresa. O tíquete médio atual da tecpet gira em torno de R$ 400 por mês.
Os preços da nova assistente de IA ainda não foram divulgados. A solução será lançada com uma oferta exclusiva para os visitantes da feira para, depois, ser liberada para o mercado com valores diferenciados.
Tecpet Fundação: 2021 Sede: Florianópolis (SC) Colaboradores: 21 Ticket médio: R$ 400/mês Faturamento: R$ 3,5 milhões em 2025 |