
O jabuti é ideal para quem busca um pet tranquilo, que se adapta fácil ao ambiente e que demande poucos cuidados. Mas, por mais que sejam mais fáceis de cuidar, é importante saber o que fazer garantir o bem-estar do animal.
Conheça os cuidados essenciais com os jabutis
O jabuti é um animal silvestre e precisa de autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para criação em ambiente doméstico.
Conforme orientação da Petz, outro ponto importante para levar em consideração é o espaço em que o animal ficará. Se for em casa ou apartamento, o ideal é garantir que tenha quintal ou ambiente externo para que ele possa circular.
Caso deseja criar um habitat para o jabuti, é possível montar um terrário com lâmpada UVB, aquecedor de cerâmica, substrato e toca, simulando o ambiente natural dele.
O que os jabutis comem?
Os jabutis são onívoros. Portanto, em sua dieta, 85% dos alimentos devem ser verduras e vegetais, 10% frutas e 5% proteína animal, como carne moída crua, ovos cozidos e com casca, e insetos.
A alimentação do pet deve ser rica em cálcio para manter a estrutura óssea resistente. Além disso, lembre-se de deixar à disposição do pet água fresca diariamente.
Higienização
Essa espécie não costuma dar muito trabalho na hora da limpeza e nem precisa tomar banho diariamente. Mas caso note que ele está sujo, basta limpá-lo com um pano úmido ou, se preferir, dar um banho com água morna. Mas só em dias muito quentes.
Temperatura ideal
Os jabutis necessitam de calor e sol, portanto, garanta que ele fique pelo menos uma hora tomando sol. Se não for possível, instale uma lâmpada de UVB no terrário.