
Os macacos são inteligentes, habilidosos e exibem comportamentos semelhantes aos dos humanos. No entanto, é importante lembrar que eles são animais silvestres e vender, exportar, comprar, manter em cativeiro ou transportá-los é crime no Brasil.
Para que possam ser mantidos como animais de estimação, os macacos devem ser adquiridos em criadouros legalizados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
De acordo com o g1, o único criadouro autorizado pelo Ibama está localizado no interior de Santa Catarina. Os animais saem de lá com microchip e podem custar até R$ 60 mil.
Em entrevista ao portal, Roched Seba, diretor do Instituto Vida Livre, que trabalha na reabilitação e soltura de animais em situação de risco, alerta que animais silvestres podem transmitir doenças e que tirá-los de seu habitat é uma forma de escravizá-los.
“Qualquer macaco que você trouxer para dentro da sua casa representa um risco enorme. Você pode expor sua família a doenças como herpes, raiva e novas cepas de gripe. Você está tirando o animal da sua realidade e anulando sua identidade para que ele sirva de brinquedo. Isso não é amor”, diz.