
Cerca de 4,8 milhões de pets vivem em situação de vulnerabilidade no Brasil. É o que aponta pesquisa realizada pelo Instituto Pet Brasil (IPB), em parceria com a Abinpet, ao longo deste ano e consolidada em novembro.
O levantamento, publicado pela CNN Brasil, também aponta que aproximadamente 201 mil cães e gatos estão sob os cuidados de ONGs ou grupos de protetores independentes, sendo a maioria felinos, com 92%, enquanto os cães representam 8%.
Responsável por uma ONG que abriga 300 animais, Juliana Valverde diz que os animais costumam fugir ou ficar mais desamparados no final de ano. “O abandono é algo que nos preocupa o ano todo, mas ainda mais em dezembro, porque é comum as pessoas viajarem e deixarem seus animais, por exemplo”. Ela acrescenta ainda que, em época de Natal, é importante lembrar que pet não é presente. “Por isso a conscientização é tão importante”, alerta.
Em março deste ano, o Senado aprovou um projeto de lei que instituiu o Dezembro Verde, uma campanha para promover ações educativas e conscientização sobre o abandono de animais, crime no Brasil desde 1998. O PL aguarda aprovação da Câmara dos Deputados, mas a campanha já é promovida em todo país.