
Movido a desafios, o administrador de empresas Fabrício Gratão, 43 anos, abriu uma distribuidora pet no início de 2024, em Vinhedo (SP). E a nova empresa, associada à Andipet, já estima um faturamento de até R$ 5 milhões em 2025.
Embora não conhecesse o setor a fundo, o empresário cercou-se de especialistas veterinários para criar a Position, cujo centro de distribuição exibe 400 m² de área e capacidade para armazenar 400 SKUs. Ele também “garimpou” em outra congênere uma gerente experiente nesse mercado.
A estratégia abrange ainda implementar uma visão tecnológica ao negócio com a automação de sistemas de CRM e parceria com alguns fornecedores de marcas relativamente novas e inovadoras. Entre eles estão o laboratório alemão Heelvet, que produz medicamentos com componentes naturais e sem contraindicação. Um de seus produtos é o anti-inflamatório Traumeel, que existe na versão humana e não tem interação medicamentosa.
Já o laboratório Pearson (Eurofarma) tem um portfólio de medicamentos e suplementos para cães e gatos. Um deles é o Coalvet, à base de carvão ativado e voltado para casos de intoxicação alimentar. O Nutricore Energy, do mesmo laboratório, é um suplemento para dar energia aos pets, em casos de animais convalescentes de suporte energético.
Com metas ousadas, Gratão acredita que o respaldo de uma marca forte como a Eurofarma, que quer tornar conhecida sua divisão veterinária de pets, fará com que a Position adquira robustez para chegar ao tamanho dos principais concorrentes. Ele cita também a fabricante Avert, localizada no estado de São Paulo, como um de seus principais concorrentes. “Nosso portfólio de produtos tem uma excelente gama de produtos e teremos mais produtos chegando para agregar em nosso catálogo”, avalia.
Embora reconheça ser prematuro fazer projeção de crescimento, a expectativa de Gratão é dobrar de tamanho a cada ano, até 2030. Atualmente a Position atende em torno de 300 clínicas veterinárias, pet shops e casas agrícolas em 17 municípios paulistas nas regiões metropolitanas de Campinas e Jundiaí.
O estilo agressivo da distribuidora pet de Vinhedo
A confiança de Gratão com a ascensão da distribuidora pet está associada à sua experiência com o ramo de consultorias. Em 2012, Gratão abriu a Position, em que o foco era projetos de redução de custos de clientes. Na ocasião, fechou contrato com a Universal Têxtil, de Jundiaí, que operava no vermelho, em que foi feito um projeto turnaround fazendo a empresa operar no azul após um curto período.
A reestruturação, entre outras medidas de impacto, envolveu assumir a gestão de diversas áreas da empresa. Após o terceiro ano, a empresa voltou a dar lucro, elevando em quase sete vezes do faturamento. Sem chances de galgar mais posições na indústria na qual colaborou por dez anos, Gratão optou por sair.
Em busca de novos caminhos, ele redirecionou a consultoria para uma franqueadora do mercado pet. Analisando os dados financeiros e as margens de lucro, Gratão percebeu um potencial de negócios atraente. Após o distrato com o fornecedor, a Position se tornou um distribuidor independente do setor veterinário.
“A adoção de um estilo agressivo nos negócios parte do princípio de que o setor pet ainda tem muito a amadurecer, tanto em gestão como em tecnologia. Queremos acrescentar valor a esse mercado”, conclui.
Position Fundação: 2024 Faturamento: estimativa de R$ 5 milhões em 2025 Centro de distribuição: complexo de 400 m² em Vinhedo (SP), com capacidade de armazenamento de 400 SKUs Presença territorial: atendimento em 17 municípios paulistas |