A visão dos gatos é respaldada por diversas adaptações que os permitem toda a funcionalidade para praticar caças e explorações, além de se tornarem únicos quando em relação a maneira como outros pets enxergam. Elas são responsáveis por diversas peculiaridades dos gatos que muitas vezes não entendemos, como por exemplo também a habilidade de se enfiar em lugares inadequados e se movimentar de maneira tão ligeira e eficiente.
Muitos pontos podem ser extraídos sobre informações da visão dos gatos. Por exemplo, como podemos imaginar que os felinos podem enxergar em ângulos de até 200 graus? Parece algo muito distante para os humanos e outros seres vivos. É sobre isso que veremos hoje. Detentores de uma visão invejável e eficiente, os felinos tem muitas curiosidades a serem expostas. Confira abaixo algumas delas:
Curiosidades sobre a visão dos gatos
- Habilidade para enxergar a noite
A visão dos gatos é dona de uma capacidade absurda para enxergar as coisas durante a noite. Os felinos contam com uma quantidade bem maior de bastonetes quando comparados aos humanos, principalmente. Isso significa que são presenteados com uma carga grande de células de sensibilidade à luz, culminando na maior captação de pequenos índices de iluminação existentes no ambiente noturno.
Os felinos se destacam pela visão noturna também por contarem com uma estrutura localizada atrás dos olhos chamada tapetum lucidum, que é responsável por refletir a luz de volta para a retina do olho. Esse fator aumenta ainda mais o poder de enxergar no escuro dos gatos. A visão dos gatos só é tão potente por conta das atuações dos bastonetes e do tapetum lucidum, que fazem com que a caça noturna e diurna seja equivalente, além da fácil movimentação por ambientes escuros, em geral, durante as noites.
- Características da pupila vertical
Distanciando mais uma vez do que é comum para os seres humanos, os felinos tem pupilas verticalmente alongadas, que atuam com rápida contração e dilatação. Essa atividade faz com que a quantidade de iluminação que entra nas retinas seja ajustada por eles mesmos. Tal curiosidade que é valiosa para a atuação dos bichanos em ambientes com mudanças repentinas de iluminação, reforçando a qualidade da visão dos gatos.
- Visão periférica
Os gatos tem uma visão periférica ampla exacerbada, muito maior do que a dos humanos, por exemplo. Eles atingir um ângulo de ate 200 graus ao seu redor de visão, tendo ótimas vantagens em relação a outros seres vivos para detectar movimentos, sentir presenças próximas ao seu redor e se antenar de tudo que está acontecendo, não apenas em sua frente, mas também pelos lados.
- Limitação na visão de profundidade
A visão dos gatos é mais limitada do que a dos humanos quando em relação à profundidade do que é enxergado. Por exemplo, quando há a necessidade de determinar longas distâncias ou a localização de outras coisas, é normal que eles utilizem mais outros sentidos como a audição e o tato. Apesar da ótima visão periférica e qualidade noturna, com o que não está próximo talvez os felinos não tenham tanta afinidade.
- Diferenciação de cores
O felino tem um aspecto que dificulta sua performance para distinguir cores. Eles são animais dicromáticos, ou seja, contam com apenas dois tipos de cones, sensíveis ao azul e ao verde, principalmente, o que não permite que tenham uma percepção tão boa no espectro vermelho quanto a dos humanos – estes que são tricromáticos. Mas isso não significa que enxergam apenas em preto e branco, podendo perceber contrastes e mudanças de tonalidades entre os objetos.
A relação com as cores azul e verde faz com que a visão dos gatos tenha facilidade em distinguir objetos em diferentes contatos com a luz. Até por isso, essa curiosidade é bastante relacionada à adaptação dos bichanos como caçadores noturnos, já que nesses momentos essas cores predominam.
- Sensibilidade ao movimento
Essa é uma condição que faz com que a visão dos gatos se torne bastante sensível a qualquer movimentação em seu encausto, como o nome da curiosidade já diz. Qualquer leve movimentação próxima ao felino faz com que já entenda o que está acontecendo. É mais um aspecto que realça sua característica caçadora, podendo perceber, por exemplo, leves movimentos de presas a sua volta. Sua visão é aguçada e o capacita de rastrear coisas em movimento por conta da sensibilidade.