Levantamento feito pelo Sebrae a partir de dados da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) mostra que o mercado de pet shops registrou um crescimento de 33% na abertura de novos negócios em 2022, quando comparado ao período pré-pandemia (2019).

“O mercado pet foi um dos segmentos que apresentou forte crescimento durante o isolamento social, quando muitas pessoas adotaram animais de estimação como forma de superar a solidão. A tendência, apesar do pequeno recuo do número de novas empresas abertas, é que o brasileiro continue consumindo bastante essa natureza de produtos e serviços, mantendo o segmento aquecido”, comenta o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Os microempreendedores individuais (MEI) são maioria entre os novos negócios e respondem por nada menos que 85% desses empreendimentos. Foram 15,5 mil MEI contra 3,3mil micro e pequenas empresas abertas de janeiro a junho de 2022.
A predominância dos microempreendedores individuais mantém um comportamento já identificado pelo Sebrae em anos anteriores. “Os MEI foram os grandes responsáveis pelo crescimento do número de pequenos negócios ligados à comercialização de produtos e serviços voltados para animais domésticos nos últimos 10 anos”, argumenta Carlos Melles.

Principais números do mercado de pet shops
Pequenos negócios do mercado pet:
- 1º sem 2022: 18.278
- 1º sem 2021: 19.432
- 1º sem 2020: 13.408
- 1º sem 2019: 13.737
Setores analisados
- Higiene e embelezamento de animais domésticos;
- Alojamento, higiene e embelezamento de animais;
- Comércio varejista de medicamentos veterinários.
Negócios abertos por porte nos primeiros semestres
2022
- MEI – 15.484
- MPE – 2.794
2021
- MEI – 16.402
- MPE – 3.030
2020
- MEI – 11.230
- MPE – 2.178
2019
- MEI – 10.888
- MPE – 2.849
São Paulo lidera o ranking como o estado com o maior número de negócios desse setor (31%).

Fonte: Redação Panorama PetVet