A startup americana de biotecnologia Loyal está desenvolvendo medicamentos para longevidade canina, a fim de retardar o envelhecimento das células ligadas às principais doenças que abreviam a vida dos cães. Fundada em 2019, a empresa é liderada pela neurocientista Celine Halioua.
O LOY-001 é destinado a prolongar a vida útil e a saúde de cães de raças grandes e gigantes e têm lançamento estimado para 2026. O LOY-002 está sendo desenvolvido para apoiar o envelhecimento saudável em cães mais velhos de quase todos os tamanhos e raças. Segundo a startup, acredita-se que o medicamento melhore a aptidão metabólica, o que prolongaria o número de anos de vida do cachorro. O primeiro estudo com cães de companhia teve início em setembro de 2022 e a empresa projeta o lançamento para 2024.
Como funcionam os medicamentos para longevidade canina
A Loyal arrecadou cerca de US$ 58 milhões (R$ 290 milhões) para o desenvolvimento dos medicamentos para promover a longevidade canina. A ideia surgiu de um projeto que explorou o fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-1), usado para prolongar a expectativa de vida de vermes.
A equipe de ciência da startup, identificou dois compostos que poderiam ser usados para atrasar o envelhecimento em cães, como problemas cognitivos e renais.
Parceria com a Crinetics
Em agosto, a Loyal anunciou o fechamento de uma parceria com a farmacêutica Crinetics para obter acesso veterinário exclusivo ao seu composto que ajuda humanos com acromegalia, uma doença que resulta no aumento dos níveis de hormônio do crescimento. A Crinetics concedeu à Loyal uma licença veterinária exclusiva em todo o mundo para o composto CRN01941, agora rebatizado como LOY-003.
O medicamento para longevidade canina poderá ser administrado por via oral, como uma pílula diária, o que o torna mais barato de fabricar e distribuir do que um injetável, o que se traduz em custos mais baixos para os tutores.
A parceria também dá à Crinetics acesso aos dados pré-clínicos e clínicos sobre como o medicamento afeta os cães, o que eles acreditam poder ajudá-los no seu trabalho em terapias humanas. “Esta parceria representa a primeira validação externa da nossa tese desde o primeiro dia: de que os medicamentos para o envelhecimento dos cães são um passo fundamental para a compreensão do envelhecimento humano”, afirma Celine.
A Loyal espera lançar o LOY-003 no mercado já em 2026 e espera que o primeiro cão o receba como parte de um ensaio clínico ainda este ano.