Antes de tudo, saiba que, sim, gatos comem barata. Também comem ratos, insetos e passarinhos perdidos.
Qualquer tutor tem preocupação com a saúde de seu pet, e por isso a alimentação ideal é muito buscada para promover uma boa vida ao gato. Porém, mesmo com tudo de melhor disponível, muitos felinos optam por se alimentarem de insetos, ratos ou baratas que rondam a casa ou a rua onde passeiam.
A verdade é que esse é um comportamento que pode prejudicar a saúde do gato. Ainda mais quando se torna constante, e os bichanos se acostumam a encher o bucho com seres vivos fora de suas recomendações. Esse hábito será explorado aqui hoje, além de entender os prejuízos que ele pode causar ao organismo do animal, e outras dúvidas sobre esse assunto como descobrir maneiras de evitar o fato de que gatos comem barata, por exemplo. Confira a matéria abaixo e tire todas suas dúvidas aqui.
Por que gatos comem barata e outros bichinhos?
Apesar do avanço da domesticação em cães e gatos, é inegável que os felinos sempre contarão com um instinto caçador, mesmo que haja uns mais ativos ou quietinhos do que os outros. Embora muitos não sejam tão desesperados por ir atrás de outros bichos, alguns comportamentos do gato chamam a atenção para se alimentarem de baratas, ratos e insetos que naturalmente seriam de sua rotina.
O instinto do gato caçador se esclarece na ação do felino ir atrás das presas, mesmo que esse seja um hábito distinto de fome ou necessidade nutritiva do animal. Até por isso, mesmo os pets que tem uma alimentação quantitativa e recheada de nutrientes proporcionada por seus tutores exercem hábitos de buscar a presa. Inclusive, muitas vezes os gatinhos nem chegam a executar os bichinhos, já que o interesse é maior em perseguir e se mostrar um predador do que realmente se alimentar do animalzinho.
Gatos comem barata, saiba como isso prejudica a saúde
O fato de que gatos comem barata e outros bichinhos é um comportamento que, mesmo que natural, pode ser repetitivo e se torna um problema com a sequência desses hábitos. Isso acontece pois o organismo dos gatinhos domesticados é bem mais frágil do que o dos gatos originalmente na natureza. Atualmente, os animais contam com uma dieta relativamente regrada, e qualquer desvio com bichos inadequados pode prejudicar o comportamento de seu organismo.
Baratas, ratos, passarinhos e insetos contam com inúmeras bactérias, vírus e parasitas que podem acometer a saúde do gato e ser até fatal para o animal. Por exemplo, a ingestão pode causar infecções gastrointestinais, então, é fato que a caça desses bichinhos não faz mal por conta do ato, que é algo instintivo, mas sim porque podem carregar maiores problemas e destruir a saúde do animal.
Evitando que gatos comam outros seres vivos inadequados
O hábito de comer baratas, ratos, passarinhos e bichos que podem levar doença ao gato faz mal, e é necessário fazer o máximo para tira-lo da vida do felino. Para isso, é preciso redirecionar o instinto do animal para outros focos, como por exemplo proporcionar brinquedos e brincadeiras realizadas justamente para estimular o espírito de caça do bichano. Boas formas para controlar isso são: comprar um ratinho de corda para o animal, um laser para que ele tente pegar o ponto vermelho, ou varinhas de penas. Estes que são acessórios divertidos e podem entreter o gato, tirando a vontade de ir atrás de outros bichinhos inadequados e tranquilizando seu instinto original.
Sendo assim, mantenha regularmente as brincadeiras com o animal no dia a dia, mantendo sempre as interações e fazendo com que ele não se esqueça de que há coisas para se fazer. Compre os brinquedos e lembre-se de utiliza-los. O único jeito de tranquilizar o instinto do gato é estimulando-o de outras maneiras, então o tutor é fundamental nessas ações, transformando os brinquedos comprados em presas sempre que possível.