Franquia pet nasce e já mira 500 unidades em três anos


Uma franquia pet de São José do Rio Preto (SP) nasceu neste ano e já ambiciona chegar a 500 unidades em três anos. As informações são da Exame.
Comandada por Junior Talhaferro, a franquia propõe investimentos a partir de R$ 85 mil com a oferta de três modelos de negócios:
- Container
- Store
- Pet móvel
“Temos como propósito estar perto do tutor, oferecendo um serviço mais afetivo e uma operação ágil em unidades compactas, de fácil instalação em condomínios, postos de gasolina e galerias”, explica o empresário.
Além da diversidade de opções, a Perto Pet também fomenta o empreendedorismo no setor por meio do sistema de agenda compartilhada. Após uma análise da franquia, groomers independentes podem atender nas unidades.
“Fornecemos toda a estrutura e auxílio para a realização do banho”, aponta o executivo.
E não para por aí. Caso o tutor deseje ele mesmo dar o banho em seu cão ou gato, essa também é uma possibilidade. “Por uma questão de conexão, em vez de deixar o cão e buscá-lo depois de algumas horas, muitos donos preferem dar o banho”, garante Talhaferro.
Franquia pet tem dono multiempreendedor
A franquia pet é só o mais recente empreendimento do empresário. De origem humilde, ao conviver com seus pais deixando de comer para alimentar os filhos, decidiu que teria seu próprio negócio.
Desde então, transitou por diversos setores, como segurança eletrônica, têxtil e publicidade. Foi no último que a maré começou a virar.
Com um negócio de anúncios em sacos de pão presente em mais de 400 cidades, ele decidiu abrir uma holding multisetorial de franquias.
Conversando com outros empreendedores, que já tinham experiência no mercado animal, veio a ideia e o desejo de abrir a Perto Pet. “Eu já tinha o interesse pelo mercado pet e achei a proposta afetiva genial”, diz.
Franquias aceleram formação de novos negócios
A rota de 2023 aponta para o mesmo caminho tomado por Talhaferro e sua Perto Pet: as franquias. Essas empresas devem ser uma das principais vitrines de novos negócios no país, de acordo com análise da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
A entidade destacou o potencial das franquias como fontes de atração de novos empreendedores, durante a 9ª edição da ABF Franchising Expo. O setor teve R$ 211 bilhões de faturamento no ano passado, com quase 185 mil estabelecimentos em operação.
“O brasileiro já tinha uma veia empreendedora muito forte, mas as mudanças provocadas pela pandemia e o avanço da digitalização incentivaram ainda mais essa característica”, acredita Tom Moreira Leite, presidente da ABF.
Para o dirigente, as franquias pet podem não só ser uma porta de entrada para empreendedores de primeira viagem, mas também donos de pet shops e clínicas que buscam expansão.
E uma análise da ABF exemplificou dez investimentos mais promissores nesse segmento.