Fábrica de nutrição animal fecha as portas
Anúncio da ADM Nutrição Animal ocorre em um momento de crescimento do mercado pet no país, tendo o segmento de pet food como principal âncora


Uma fábrica de nutrição animal anunciou, na última semana, o fechamento de sua unidade em Três Corações (MG). O encerramento das operações da fábrica da ADM Nutrição Animal deve ocorrer em 90 dias.
A decisão ocorre após a multinacional norte-americana não ter conseguido encontrar um comprador para o ativo que estava à venda, segundo o NeoFeed. A empresa chegou a contratar o banco britânico Barclays para buscar interessados na aquisição de sua unidade de pet food no Brasil. Em 2024, a ADM enfrentou problemas contábeis em suas operações internacionais e viu o valor de suas ações cair, abalando a confiança do mercado.
Em comunicado, a companhia afirmou que a decisão faz parte de um processo global de “simplificação estratégica”, no qual a unidade mineira e seus ativos relacionados deixaram de se alinhar às necessidades futuras da organização. A empresa informou ainda que as demais unidades operacionais e negócios no país seguem operando normalmente.
Ao Panorama PetVet, a ADM informou que a planta industrial em Três Corações tinha capacidade anual de produção de 525 mil toneladas, além de 1,1 milhão de toneladas em capacidade de embalagem e 21 mil toneladas de armazenamento.
Encerramento de fábrica de nutrição animal impactará centenas de funcionários
Não foi divulgada a quantidade de postos de trabalho que serão fechados, mas, segundo o presidente da Câmara Municipal, Wesley Dardaque (Podemos), a medida pode afetar diretamente cerca de 780 trabalhadores. “Temos equipes trabalhando com os colaboradores impactados, que serão tratados com respeito e de acordo com nossos valores”, diz a nota. A ADM acrescentou que está atuando para garantir uma transição tranquila junto a clientes e demais partes envolvidas.
O prefeito Dimas Abrahão (PSDB) e o presidente da Câmara devem se reunir com a diretoria da ADM para buscar alternativas e minimizar os impactos do fechamento.
O anúncio ocorre em um momento de forte crescimento do mercado pet no país. Segundo dados da Abinpet e do Instituto Pet Brasil (IPB), o setor movimentou R$ 75,4 bilhões em 2024, tendo como principal âncora o segmento de pet food, que respondeu por R$ 40,7 bilhões, ou 54,1% do total.