A expectativa de vida de um cão é uma das maiores dúvidas entre tutores de pet, já que o amor desde filhote com a família causa uma preocupação de até quando a sua companhia poderá ser desfrutada.
O fato é que não é possível ter uma certeza exata de quanto tempo vive um cachorro, já que muitos fatores externos podem influenciar na expectativa de vida. Porém, é possível ter uma noção de quanto tempo, em média, vive um cão de determinada raça.
Alinhada a este pensamento, a VetCompass, do Royal Veterinary College, coletou informações sobre o a expectativa de vida de mais de 30 mil cães de 18 raças do Reino Unido entre 2016 e 2020. Conheça abaixo as raças que mais chamaram a atenção pela idade avançada.
Expectativa de vida dos cães
- Jack russell terrier
A raça com maior expectativa de vida analisada foi o animado jack russell terrier. Toda sua energia disponível para gastar não é em vão, pois vive em média 12.72 anos.
- Yorkshire terrier
Mais um terrier para a lista, o yorkshire é um pequeno companheiro e uma ótima opção para viver durante bom tempo com a família. Sua expectativa de vida é de 12.54 anos.
Um dos cães com mais inteligência do mundo também ousa em ser uma das raças com maior expectativas de vida. Em média, um border collie vive por 12.10 anos.
- Springer spaniel
O inglês ocupa a quarta colocação de cães com maior expectativa de vida, com 11.92 anos. Outras raças do grupo spaniel também figuram abaixo da tabela.
- Labrador retriever
Um dos cães mais simpáticos do mundo, muito popular tanto no Brasil quanto na Inglaterra. A expectativa de vida do labrador é de 11.77 anos.
- Staffordshire bull terrier
Um físico imponente e bravo que esconde uma personalidade amorosa, estão se popularizando e exercem esse jeitinho durante 11.33 anos, em média.
- Cocker spaniel
O cocker é um cão muito popular no Brasil, apegado a outros animais e à família. De acordo com os dados, tende a viver em média 11.31 anos.
- Shih tzu
É uma das raças mais famosas no Brasil, apesar de ter origem chinesa. Dos cães com maior expectativa de vida da pesquisa, o shih tzu é o último da nossa lista, com 11.05 anos.
Cães de focinho curto e achatado
Infelizmente, por conta de diversos distúrbios que atrapalham a longevidade como os inúmeros problemas respiratórios, a dificuldade em dar à luz e as doenças na coluna, os cães de focinho achatado ocupam os últimos lugares dos índices de expectativa de vida.
As quatro últimas colocações são compostas por: Buldogue americano com 7.8 anos; pug, com 7.7 anos; buldogue inglês, com 7.4 anos; e buldogue francês, com incríveis 4.5 anos de de vida.
Fonte: Redação Panorama PetVet