Donos de pet ganham fama de gastões, e com razão. Cinco em cada dez consumidores de produtos desse segmento não cogitam economizar na compra de produtos e serviços para seus bichinhos.
A conclusão faz parte de uma pesquisa da MindMiners com 1.500 tutores de todas as regiões do país, que já reúne a terceira maior população de pets do mundo.
“A procura por animais de estimação aumentou 400% durante o período pandêmico segundo a União Internacional Protetora dos Animais, o que pode ser explicado pela sensação de solidão naqueles dias tão duros. O resultado desse processo é a aceleração do varejo pet e um faturamento de R$ 60 bilhões”, comenta Claudio Nogueira, gerente de atendimento sênior da consultoria.
Donos de pet indicam suas preferências de compra
Os donos de pet têm petiscos e medicamentos como produtos líderes nos hábitos de consumo. Ambos os itens receberam menções de 55% dos entrevistados. Artigos de beleza e limpeza aparecem na sequência, com 42%. Brinquedos e bebedouros/comedouros também se destacam na preferência de compra.
Campeões de audiência entre donos de pet
Consumo dos donos de pet por canal
Como bons gastões, os donos de pet seguem privilegiando as lojas físicas como canais de compra prioritários. Segundo a pesquisa, 84% preferem a visita ao PDV, enquanto 28% optam pelas lojas online, mesmo com os esforços crescentes dos pet shops para digitalizar as operações de venda.
Pequenos e médios pet shops continuam no topo como locais favoritos para o consumo. Com 29%, esses estabelecimentos superam supermercados e até mesmo redes poderosas como Petz e Cobasi.
Onde o consumidor vai em busca de seus produtos?
(entrevistados tinham mais de uma opção de resposta)
Sustentabilidade ganha relevância entre tutores
O consumo no varejo pet também se diferencia pela forte associação com a sustentabilidade. Isso porque 64% dos tutores dão preferência a marcas que tenham princípios ecológicos. E 69% indicam que priorizam produtos com ingredientes mais naturais quando tomam a decisão de compra.
“Interessante notar que os donos de pets são mais enfáticos na cobrança para que as empresas demonstrem iniciativas responsáveis com o meio ambiente”, complementa Nogueira.