
Muitos tutores se questionam se podem viajar de carro com pets. A resposta é sim, mas é necessário tomar algumas precauções. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o transporte inadequado de animais de estimação constitui uma infração. Por isso, aqueles que não seguirem as normas podem receber multas que variam de leve a gravíssima, dependendo da situação.
Viajar de carro com pets: as regras de transporte
Vai viajar com a família e com o animalzinho de estimação? Lembre-se que os bichos não podem ficar soltos dentro do veículo ou de forma que possa distrair o motorista. Além disso, o pet não pode ficar no colo, entre os braços ou entre as pernas do condutor.
Para que cães e gatos não sejam lançados para frente, eles devem ser transportados fixados ao carro pelo cinto de segurança por meio de uma caixa ou de um combo de peitoral e guia específicos.
E não deixe que seu cãozinho coloque a cabeça para fora da janela. Essa prática pode causar acidentes e, por conta da ventania, machucar os olhos e/ou ouvidos do animal.
É proibido por lei o transporte de animais em motocicletas, mesmo que estejam em caixas especificas.
Dicas para viajar com o pet de maneira confortável e segura
- Leve os acessórios essenciais do animal, como coleira, potinhos para comida e água, caixa de transporte e brinquedos. Não esqueça da plaquinha de identificação.
- Faça paradas regulares durante a viagem para que seu pet possa esticar as patinhas, dar uma volta, se hidratar e fazer as necessidades.
- Mantenha uma temperatura confortável no carro. Agasalhe o pet em dias frios ou se for ligar o ar-condicionado. Em dias quentes, mantenha as janelas um pouco abertas.
- Ofereça água e comida moderadamente durante o trajeto para evitar enjoos e desidratação.
- Nunca deixe o animal solto no carro. Use assentos ou caixas de transporte adequadas ao porte do pet.
- Mantenha a vacinação do seu animalzinho atualizada e tenha a carteirinha de vacinação em mãos.
Quer saber como viajar com pets de acordo com cada companhia aérea? Clique aqui.