Assim como os humanos, os cachorros também podem ter febre. Infelizmente, a comunicação dificulta o entendimento do sentimento da dor do animal, já que eles não costumam demonstrar a dor. Porém, algumas alterações podem ser notadas para identificar que um cão está com febre. A matéria de hoje te ajudará a descobrir se seu cachorro está com febre, o que indica e como medir sua temperatura.
Sintomas que indicam febre no cachorro
- Apatia e cansaço excessivo
Normalmente, o cachorro comprime seu semblante quando está com febre, já que a dor incomoda, mas por não demonstrar isso para os tutores, a apatia e o perfil cabisbaixo tomam conta. Possivelmente, também não terão nem vontade de brincar ou de comer comidas gostosas, indicando a perda de apetite.
Vale ressaltar que o sono em excesso também indica a febre. Isso por um motivo parecido com os anteriores, tendo em vista que seu corpo fica cansado durante a batalha contra as dores.
- Aumento da temperatura do focinho e orelhas
Diferentemente da febre em humanos, onde a temperatura varia na testa, nos cachorros a febre se evidencia a partir do grau do focinho e das orelhas. Ao encostar em uma dessas partes do seu cachorro e sentir que está mais quente, vale a pena analisar os sintomas.
Esses sintomas são menos comuns, porém em casos mais fortes de febre, onde a temperatura corporal do cachorro se encontra bastante elevada, é possível que eles aconteçam. Por conta disso, é necessário se atentar corretamente aos sintomas, e caso haja suspeita deve ser analisado para tratamento levando o cão ao veterinário.
Como medir a temperatura do meu cachorro?
A forma mais eficaz de identificar a febre do cachorro é tirando a prova real, e assim como no homem, medir sua temperatura. Se o tutor souber realizar a checagem corretamente, o procedimento pode ser realizado em casa, com uso do termômetro retal ou auricular de cães.
Também pode ser utilizado o termômetro digital de humanos, o introduzindo com cuidado no ânus do animal até que ele encoste na parede anal. Retire ao ouvir o som do termômetro.
Após realizar a medição de temperatura, a análise deve ser feita: se for maior que 39.3°C, o cachorro está com febre. De 37.5°C a 39.3°C o cão se encontra na normalidade, já que diferente dos humanos, esses números não são indicadores.
Fonte: Redação Panorama PetVet