Com o passar dos anos, é comum que os gatos fiquem mais preguiçosos, menos ágeis e mais grisalhos. É difícil dizer quantos anos têm um gato, pois não há uma equivalência direta entre a idade deles e a humana. Para saber a idade do gato é preciso considerar fatores como a saúde geral do bichano, a raça e o tamanho.
Um filhote de gato que acaba de nascer apresenta características únicas. Observar esses detalhes é um bom caminho para se chegar a um número que corresponda à idade do pet com maior precisão. Nos três primeiros dias, é possível notar que o filhote ainda tem o cordão umbilical. Se o cordão já não aparece, mas o bebê-gato ainda não abre olho, a conta que se faz é a de que ele de 5 a 15 dias de vida.
Dentição e aparência e comportamento ajudam a determinar idade do gato
A dentição é outra maneira de se ter uma ideia do tempo transcorrido desde o nascimento. Os filhotes têm dente de leite bem branquinhos, que despontam entre a segunda e a terceira semana de vida. A dentição definitiva aparece entre o terceiro e o sétimo mês de vida.
É também com base nos dentes que se pode saber se o gato entrou na fase adulta. Nessa ocasião, é interessante buscar a ajuda do veterinário, que tem conhecimento e experiência suficientes para estipular a idade do felino. O que é certo é que os dentes ficam mais escuros, desgastados e com acúmulo de tártaro.
Entre os idosos e geriátricos, o comportamento e a aparência são os mais claros indicadores da idade. O idoso exibe a pelagem opaca e o geriátrico a apresenta grisalha ou branca. Eles têm pouca disposição para brincadeiras e darão preferência a atividades que não exigem muito ou esforço algum, ou seja, passam a maior parte do tempo dormindo. O brilho nos olhos da época em que eram jovens já não existe mais. Eles vão se tornando opacos e amarelados à medida que o gato vai envelhecendo.
Gatos x humanos
Para melhor compreender na prática como é dinâmica da passagem de tempo para esses felinos, o tutor deve saber que há um avanço considerável na idade do gato nos três primeiros anos de vida. Já no primeiro, ele chega à fase adulta, o que equivale a 14 anos humanos. No segundo ano de vida, ele ganha mais dez, ou seja, somará 24 anos humanos. A partir do terceiro ano, basta adicionar mas 4 anos a cada aniversário do pet. Confira no quadro abaixo:
3 anos felinos ≡ 28 anos humanos
4 anos felinos ≡ 32 anos humanos
5 anos felinos ≡ 36 anos humanos
6 anos felinos ≡ 40 anos humanos
7 anos felinos ≡ 44 anos humanos
A despeito da idade de seu pet, o importante é que ele receba os cuidados necessários durante todas as fases da vida. A expectativa de vida está associada a fatores como o ambiente em que vive, a alimentação, a atividade que praticam e outros. Consultas regulares ao veterinário são importantes para garantir e bem-estar do pet.