Quem tem gato em casa pode se ver desafiado para preservar a árvore de Natal em perfeito estado durante essa época festiva do ano. Muito curiosos e ágeis, esses felinos costumam fazer dela um parque de diversões. O colorido das peças penduradas e os efeitos de luzes piscando sem parar atraem os bichanos que, usando as habilidades naturais para escalar, acabam por instaurar o caos na decoração.
O resultado são bolas quebradas, enfeites destruídos, galhos desarrumados, fios enrolados e, o pior dos cenários, a árvore derrubada. Mas para evitar que o gato destrua a árvore de Natal existem algumas estratégicas das quais tutores podem se valer. São medidas práticas capazes de “minimizar os danos” causados pelo instinto exploratório dos bichanos.
Confira abaixo as dicas para evitar que seu gato destrua a árvore de Natal:
Escolha a localização adequada – posicione a árvore em um local onde seja mais fácil supervisionar e controlar o acesso do gato. Dê preferência a um espaço no qual seja possível utilizar barreiras como portas ou móveis, restringindo o acesso do gato.
Reforce a base da árvore – Ela deve estar estável e firme. Se preciso, use um suporte pesado ou reforce o apoio com um peso adicional para evitar que o gato a balance ou a derrube facilmente.
Esconda os fios elétricos – Certifique-se de que os fios elétricos das luzes estejam escondidos ou protegidos, afastando o risco de que o gato os morda e se machuque. Use protetores de fios ou fita adesiva para fixá-los no chão ou em locais inacessíveis.
Use repelentes naturais – Citronela, óleos essenciais cítricos e vinagre diluído em água podem ser borrifados na base da árvore ou nos enfeites, afastando o bichano do local.
Proteja os enfeites – opte por enfeites menos atrativos para os gatos ou coloque peças inquebráveis apenas na parte inferior da árvore. Pendure os mais delicados em áreas mais altas e inacessíveis aos felinos
Ofereça ao gato distrações alternativas – Direcione a atenção do bichano a brinquedos e arranhadores para que ele se distraia com algo mais apropriado do que a árvore de Natal.
Use o reforço positivo – ensine ao gato que a árvore não é adequada para escaladas e recompense o comportado desejado com petiscos e carinhos quando ele se afastar da árvore.
Supervisão e correção – corrija comportamentos inadequados imediatamente usando, por exemplo, um comando sonoro como um “não”.
Os gatos têm muita energia e precisam se exercitar. Passe bastante tempo com o seu pet para que ele possa dar vazão a seus impulsos naturais. Você pode ensinar seu gato a brincar com objetos simples como bolas e bichos de pelúcia e, assim, desviar a atenção dele da árvore de Natal. Seja qual for o método, o importante é manter seu gato ocupado.