A Capri Venture reuniu mais de 50 executivos e empreendedores na primeira edição do Impulsione seu Negócio Pet. O evento, que ocorreu no Cubo Itaú na última semana, teve como objetivo promover o networking entre os diversos players do segmento.
“Trata-se de um evento inédito que estamos lançando para o mercado pet, o primeiro de muitos que planejamos realizar. Precisamos fortalecer as redes de contato setoriais e expandir ainda conhecimentos sobre a área”, explica Alaíde Martins, CEO da venture builder.
A rápida evolução do setor estimulou a Capri Venture Builder a iniciar o projeto de formação de um ecossistema de startups no mercado pet. A meta é adicionar ao ecossistema 30 jovens empresas em diferentes fases de desenvolvimento – em etapa de idealização, na busca por escalar um produto e serviço, ou com a meta de expandir operações.
Confira os principais insights do evento da Capri Venture
Mapeamento e sistematização de processos
A diretora do Hospital Veterinário Alpri Vet e palestrante da VetCoaches, Priscila Gioso, falou sobre a importância do mapeamento e sistematização de processos para um público formado em sua maioria por donos de clínicas veterinárias e pet shops. Segundo ela, trata-se de um passo necessário para otimização, padronização e garantia de qualidade na empresa.
“É necessário documentar e padronizar as atividades realizadas na clínica veterinária, desde o atendimento ao cliente até os procedimentos médicos. Dessa forma é possível identificar gargalos, eliminar retrabalhos e aumentar a eficiência operacional”, avalia. “Tudo isso resulta em uma redução de custos significativos para o negócio, possibilitando alocar tempo e recursos para outras áreas importantes”, complementa.
Exemplos de mapeamento de processo:
- Utilizar fluxogramas para documentar os processos e identificar as etapas que precisam ser melhoradas
- Definir indicadores de desempenho para monitorar a eficácias das mudanças
- Revisar constantemente os processos para garantir que estejam alinhados com as necessidades da clínica e do cliente
Como atrair, conquistas e fidelizar clientes
O médico-veterinário Raphael Clímaco, fundador e diretor da Plamev, ressaltou a importância do uso das redes sociais, que precisam ser uma extensão do negócio. Para isso, é preciso engajamento e os passos são:
- Criar público
- Criar consciência
- Realizar venda
“A criação de conteúdo requer, primeiramente, a descoberta ou a criação do público, passando pelo relacionamento e criação de consciência. Depois vêm o remarketing e a conversão. Nunca deixe de avaliar o conteúdo que o público mais gostou”, aconselha.
O especialista elencou ainda cinco fases para garantir uma comunicação assertiva com o cliente. “É focando no sucesso do tutor que o vínculo é estabelecido. E no ápice da satisfação é a hora certa para pedir indicação”, observa o palestrante.
- Escuta
- Percepção clínica
- Estratégia diagnóstica
- Plano de tratamento
- Sucesso do paciente
O evento ainda contou com a apresentação do COO da Capri Venture, Raphael Rodrigues, que falou sobre o uso de ferramentas de inteligência artificial nos negócios. As startups Dr. Mep, Buddy Vet, Petbiomas e DNA pets também apresentaram suas soluções aos presentes.