Brasil detém 66% do faturamento da Dechra na América Latina
Lucratividade da farmacêutica aumentou 41% na região no último ano fiscal


A Dechra está apostando na América Latina como parte de sua estratégia de expansão. A farmacêutica veterinária de bandeira britânica fechou o ano fiscal, encerrado em 30 de junho, com faturamento de R$ 294 milhões na região, alta de 17,5% nas receitas e lucratividade 41% maior em comparação com o período anterior. O Brasil respondeu por 66% desse movimento.
Os resultados foram apresentados neste mês durante visita de Jesper Nordengaard, CEO global da companhia, à fábrica localizada em Londrina (PR). O mercado brasileiro figura como hub das operações da fabricante no continente, integrando também as atividades do México, América Central e Caribe – que anteriormente se reportavam à unidade da América do Norte.
Atualmente, a Dechra ocupa a 7ª posição no ranking global de farmacêuticas de saúde animal, com portfólio voltado para pets, equinos, suínos e bovinos, e presença em mais de 20 países. Intitulado Plano Dechra 2030, o projeto estratégico da companhia prevê dobrar o faturamento da filial brasileira a partir do ano fiscal de 2025.
“A integração do Brasil aos negócios continentais, inclusive ao México, permitiu importantes ganhos para a companhia e otimização de recursos, a exemplo da força de vendas. São esforços que já podemos ver refletidos nos números”, afirma Nordengaard.
No Brasil, a lucratividade da companhia avançou 37%. Já a receita líquida teve alta de 19% no país e de 18% no México. Outros 4% referem-se ao desempenho das exportações para a América do Sul, a partir do mercado brasileiro; e para a América Central, por meio da base mexicana.
Segmento pet puxa resultados da Dechra
Em todas as unidades de negócios nos quais atua, a Dechra apresentou desempenho superior ao do segmento. No seu principal core business, o nicho de animais de estimação, a companhia registrou alta de 23,8%, frente aos 13% do mercado. Já as vendas de medicamentos para equinos evoluíram 19%, enquanto a média da concorrência foi de 11%. Por fim, na divisão de bovinos, as vendas saltaram 15,9%, frente a 6% do setor como um todo.
“Crescemos em todas as unidades de negócios. O resultado obtido com as exportações só foi mais tímido porque refletiu o período curto desde a integração dos mercados. Para 2026, as vendas externas devem ter incremento acima de 30%”, afirma André Paleari, diretor da Dechra para a América Latina.
Planos para o próximo ano fiscal
O executivo destaca que parte do crescimento esperado para o próximo ano fiscal virá do lançamento de novos produtos nas áreas pet e equina. “Mas os indicadores positivos não se limitam a essas duas divisões e são fruto de um conjunto de esforços implementados desde a aquisição da unidade brasileira, em 2018. Nos últimos sete anos, investimos na melhoria da efetividade e capacitação da equipe de vendas, além de reforçar ações envolvendo nosso time técnico”, acrescenta.
Dechra investe R$ 21 milhões em fábrica de saúde animal
No final de 2024, o Panorama PetVet esteve na inauguração do complexo industrial da Dechra no Paraná, a convite da empresa. A planta, única da farmacêutica na América Latina, teve sua área ampliada de 10.367 m² para 12.035 m².