
A Associação Nacional dos Distribuidores do Mercado Pet (Andipet), que agrupa 63 empresas do setor, vai realizar, pela primeira vez, sua convenção anual inteiramente dentro das dependências da Pet South America. O evento acontecerá em agosto na capital paulista e a entidade disporá de um espaço exclusivo para distribuidores. Serão dez expositores que oferecerão soluções voltadas ao atacado pet.
Outro destaque da agenda será o Summit Andipet, com a presença de líderes da indústria e da distribuição em torno de um jantar exclusivo. “A proposta é focada em networking de alto nível e troca de conteúdos estratégicos que gerem insights para o setor”, explica Diego Dahas, presidente da entidade.
Andipet terá plataforma digital com base de dados do mercado pet
As iniciativas para ampliar a atuação da Andipet, cuja meta é chegar a 100 associados até o final do ano, envolvem também uma premiação e um estudo que serão incorporados a um ecossistema de valorização do desempenho do setor. O monitoramento em tempo real da performance das empresas é o que está no radar para este ano com a implementação do projeto Plugger B.I.
A ferramenta permitirá a criação de uma base de dados do mercado pet nacional. Para Dahas, trata-se de um projeto essencial para a Andipet. “Com a plena operação do sistema e o setor mais preparado para navegar no cenário macroeconômico, teremos capacidade de antecipar movimentos do mercado e agir com mais estratégia”, frisa, destacando a impressão da maioria dos associados de que o primeiro trimestre do ano foi um período desafiador.
A Andipet já vem usando os canais digitais em seu empenho para aprimorar a comunicação entre os associados e estimular a interação com o mercado. Além de webinars e workshops, há um mês está no ar o podcast no canal da entidade do YouTube.
Andipet defende maior engajamento da indústria com atacado pet
Dahas é taxativo ao comentar a pressão no fluxo de caixa dos distribuidores. “É essencial que as indústrias também se comprometam a buscar soluções conjuntas”, pontua. “O Brasil tem dimensões continentais e o que funciona em São Paulo, por exemplo, pode não se aplicar ao Norte ou Nordeste.“O equilíbrio entre oferta, demanda e capacidade de pagamento precisa ser regionalizado e construído com diálogo e empatia”, enfatiza.
Ao mesmo tempo, Dahas faz uma análise do modelo de expansão das distribuidoras, destacando que o momento exige gestão eficiente, cautela e visão estratégica. “Ampliar estruturas físicas demanda investimentos e riscos elevados. A prioridade deve ser o controle de custos, otimização de processos e adoção de tecnologias que tornem a operação mais fluida”, argumenta.
Para dar suporte aos associados, a ideia da Andipet é ter um portfólio robusto de facilidades para o crescimento setorial. O convênio em vigor com a Caixa Econômica Federal está sendo revisado e novas parcerias estão sendo negociadas, como acesso a linhas de crédito, pacotes corporativos de telefonia, plataforma de pagamentos de campanhas comerciais e soluções digitais.