Não é novidade se deparar com imagens de gatos bebendo água da torneira, tanto na vida real como em filmes e desenhos de felinos. Muitos tutores costumam utilizar esse método para que o pet nunca fique sem se hidratar, já que, além da água ali disponível, também tem o fator de ser uma água corrente que chama mais atenção do animal.
Porém, se para nós humanos a água da torneira não é mais indicada do que a filtrada ou a de garrafinha, por que seria diferente com os gatos? Será que se hidratar dessa maneira é saudável para os bichanos? Confira aqui alguns fatores sobre esse hábito que podem te fazer mudar de ideia sobre essa água.
Afinal, gato pode ou não beber água da torneira?
Mesmo sendo uma forma de se hidratar muito atrativa para os gatos, beber água da torneira não deve ser a melhor opção para o seu animal de estimação. Os felinos gostam da água corrente, e por isso pode ser que o tutor tenha até dificuldade em negar esse tipo de hidratação. Porém, assim como também não é o ideal para humanos, não é recomendado dar água da torneira para gatos, mesmo que o líquido passe por sistemas de monitoramento e tratamento da cidade.
No caminho até a torneira de sua casa, contaminações, bactérias, vírus e protozoários podem assolar a composição do H2O, chegando ao destino sem a qualidade que deveria ser de uma água tratada. Para beber, o ideal é que ela seja totalmente potável e indicada para tal. No caso de tutores que precisam dar a água da torneira em casos de emergência para o pet, o Ministério da Saúde tem algumas recomendações, como: usar filtros para a água e ferve-la por 5 minutos até que elimine qualquer resíduo inadequado.
Por que gato gosta de água da torneira?
Apesar da domesticação mudar completamente os hábitos e os costumes dos gatos no dia a dia, muitos comportamentos desses animais perduram até hoje como fundamentos. O interesse por água corrente é um deles. Na natureza, é normal que os felinos estranhem a água parada, já que são mais dispostas a conter alguma contaminação ou doença. Por isso, os gatinhos continuam não tendo o mesmo prazer que têm em tomar água corrente quando comparado à água parada.
Também existe a ideia de que a água da torneira, por ser corrente e não estar parada há muito tempo, é limpa e mais fresca do que outras. Por exemplo, a água do pote pode lembrar mais uma água suja de uma poça do que a da torneira, que se remete mais a uma novinha em folha que está em movimento.
Alternativa para a água da torneira
Uma ótima opção para incentivar o gato a beber água, sem precisar tomar da torneira, é buscar por uma fonte especial para isso. Existem fontes para gato beber água de diversos modelos, materiais e formatos, como as barro, cerâmica e porcelana. Estas três são as mais indicadas para aderirem à rotina de seu gato, já que não riscam com facilidade e nem liberam substâncias químicas durante o uso como as de plástico e alumínio.
A melhor opção de todas, na verdade, é a fonte de água para gatos com filtro. Esta garante a hidratação de qualidade e filtrada, além de garantir a limpeza frequente da água e não ter nenhum problema por contaminação por substâncias ou de riscar o recipiente.
Que tipos de água gato pode tomar?
A água de coco pode ser uma boa opção para gatos beberem. Porém, é necessário que o tutor se atente à quantidade do líquido ingerido, já que não tem tantos benefícios à saúde além do auxílio na hidratação por ter um baixo teor de açúcar. Lembrando que a água de coco não deve ser industrializada, pois apenas o líquido original do coco seria adequado à hidratação do pet. Existem fabricantes que exageram nos adoçantes, podendo ser prejudicial ao felino.
Se for adicionar à rotina nutricional do pet, é ideal que seja consultado um médico veterinário, porém, se for tomada de vez em quando e nas adequações citadas acima, pode ser bem explorada pelos tutores. Também, alguns problemas de saúde em animais de estimação podem interferir na ingestão da água de coco, então fique atento a isto. Ela também não deve, de forma alguma, substituir completamente a hidratação tradicional, já que nada vai melhor do que uma boa e saudável água natural para o gato.
A água mineral vai na mesma linhagem da água filtrada devendo fazer parte da rotina do felino. As duas são as melhores escolhas para o gato se hidratar, e o tutor deve usar bem esse fator. Mesmo assim, é necessário ficar de olho com felinos que estão bebendo muita água, o que pode ser o sintoma de problemas de saúde (sendo como uma necessidade de se hidratar).