
A maior rede de pet shops da Europa nasceu na Alemanha, mas desbravou o continente e já gerencia mais de 2,1 mil lojas em 13 países. A Fressnapf soma 34 anos de operações e emprega cerca de 18 mil profissionais. Na quinta reportagem da série que destaca as principais varejistas do mundo, o Panorama PetVet conta a trajetória do grupo sediado em Krefeld, na região de Düsseldorf.
A história do grupo remonta a 1990, após o senso empreendedor do jovem Torsten Toeller, hoje com 58 anos. O empresário visitou os Estados Unidos no fim da década de 1980, onde encontrou superlojas de produtos para animais de estimação e decidiu que o conceito merecia ser implementado em sua cidade natal.
Ao inaugurar o primeiro PDV, a seleção de itens à venda não agradou aos clientes. Determinado a reverter essa situação, Toeller vendeu seu carro para levantar dinheiro, investiu em mais estoque e adotou uma estratégia focada em descontos agressivos. A aposta valeu a pena e, em 1992, a Fressnapf passou a apostar no sistema de franquias. Seis anos depois, a centésima loja foi inaugurada na cidade de Dortmund. Atualmente, a companhia mantém quase mil unidades em território alemão.
Consolidada em seu país de origem, a rede deu os primeiros passos rumo ao Exterior em 1997, com a chegada à Áustria e à Suíça. Agora, as lojas de produtos para pets estão presentes também na Bélgica, Dinamarca, França, Hungria, Irlanda, Luxemburgo, Polônia e Romênia. Como parte do modelo de expansão, a companhia adquiriu a participação majoritária do Grupo Arcaplanet, na Itália, com 500 lojas; e do Grupo Unconditional, com 30 unidades na Croácia. Nos locais onde o alemão não é a língua predominante, a marca opera sob o nome Maxi Zoo.
Maior rede de pet shops da Europa busca conexão com startups
Pouco mais de dez anos após a expansão internacional, em 2008, a maior rede de pet shops da Europa entrou para o clube das empresas bilionárias. E exatamente uma década depois, superava a barreira dos 2 bilhões de euros (cerca de R$ 12 bilhões).
A receita de 2023 já ultrapassou 3,5 bilhões de euros (R$ 18 bi), sendo que quase 10% é resultante da operação de e-commerce, que movimenta 329 milhões de euros (R$ 1,9 bi). Como parâmetro, a maior rede de pet shops do Brasil, fruto da fusão entre Petz e Cobasi, faturou R$ 6,9 bilhões em 2023.
Em entrevista à GlobalPets em 2019, quando o grupo estava prestes a completar 30 anos, o fundador destacou que “os sucessos de hoje não são garantia para o futuro, o que exige que a inovação sempre integre a estratégia empresarial”. Toeller afirmou ainda que é essencial ser um solucionador de problemas e oferecer serviços que facilitem a vida dos tutores.
Para viabilizar esse objetivo, o conglomerado criou um laboratório de inovação com orçamento próprio para desenvolver ideias e estimular a prospecção de startups. Além disso, lançou um aplicativo exclusivo para os colaboradores, com a intenção de criar uma conexão e facilitar a comunicação com a gestão da companhia.
O crescimento da Fressnapf não para por aí. A companhia anunciou planos para abrir 400 novas lojas na Europa até 2025.
Fressnapf | Maxi Zoo Controlador: Grupo Fressnapf Fundação: 1990 Faturamento: 3,5 bilhões de euros (R$ 18 bilhões) Lojas: 2.100 unidades em 13 países europeus (Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, França, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Polônia, Romênia e Suíça) Funcionários e colaboradores: 18 mil |