
Localizado no sudeste da Ásia, Mianmar é um país conhecido por seus templos, construções e pela criação de… gatos. Os felinos das raças Sagrado da Birmânia e Birmanês são notáveis por sua longa expectativa de vida, de acordo com estudo publicado no Journal of Feline Medicine and Surgery e divulgado pela Super Interessante.
Qual raça de gato vive mais tempo?
Os pesquisadores analisaram quase oito mil gatos que faleceram entre janeiro de 2019 e março de 2021 em clínicas de cuidados primários no Reino Unido. Com essas informações, criaram tabelas que estimam quanto tempo um gato ainda pode viver, considerando sua idade, raça e sexo.
- Gato Birmanês (14,4 anos)
- Gato Sagrado da Birmânia (14,3 anos)
- Híbrido/Sem raça definida (11,9 anos)
- Gato Siamês (11,6 anos)
- Persa (10,9 anos)
- Ragdoll (10,3 anos)
- Norueguês da Floresta (9,9 anos)
- Maine Coon (9,7 anos)
- Azul Russo (9,6 anos)
- British Shorthair e Longhair (9,6 anos)
- Gato-de-bengala (8,5 anos)
O gato com a menor expectativa de vida é o Sphynx, conhecido por não ter pelo. Essa raça vive menos de sete anos, principalmente devido à sua predisposição genética a doenças cardíacas.
Uma curiosidade é que, no Brasil, conforme o PetCenso 2023, 98% dos gatos não possuem raça definida, o que pode ser positivo. Ainda de acordo com a pesquisa, os gatos sem raça definida vivem em média 1,5 anos a mais do que os de raça, com uma expectativa de 11,9 anos.
Quais fatores diminuem a expectativa de vida do gato?
Foi observado que as fêmeas, independentemente da raça, tendem a viver cerca de 1,3 anos a mais que os machos. Os animais castrados têm uma expectativa de vida ainda maior, cerca de 1,1 ano a mais do que os não-castrados.
Além disso, outro ponto destacado, válido para qualquer espécie animal, é que gatos com peso fora do ideal, seja acima ou abaixo do normal, geralmente têm uma expectativa de vida reduzida: a cada 100 gramas de desvio de peso, estima-se que a expectativa de vida diminua em 0,02 anos.