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PMEs movimentam R$ 1,5 bi no mercado pet em Portugal

MERCADO PET EM PORTUGAL
Foto: Freepik

A exemplo do Brasil o mercado pet em Portugal tem nas pequenas e médias empresas (PMEs) seu principal motor. As companhias de menor porte e propriedade familiar compõem a maioria dos 3 mil estabelecimentos do setor em Portugal, contribuindo com 250 milhões de euros (R$ 1,5 bilhão) anualmente e empregando cerca de 10 mil profissionais.

Entre os serviços mais procurados, destacam-se os veterinários (79%), seguidos por tosa (5%) e adestramento e comportamento (2%). Ainda que a população de animais de estimação em Portugal seja relativamente pequena, especialmente quando comparada ao Brasil, a indústria local vem registrando crescimento robusto nos últimos anos, favorecida pelo aumento na posse de pets e na alta demanda por produtos e serviços premium.

Além de PMES, supermercados se destacam no mercado pet em Portugal

Os supermercados lideram as vendas de produtos pet em Portugal, com 65,7% de participação, seguidos por lojas especializadas (21%) e canais online (17,2%). Segundo dados da Statista, 39% dos lares portugueses possuem pelo menos um cão, e 32% têm pelo menos um gato. No Brasil, os números são expressivamente mais altos: 72% dos lares contam com animais de estimação, conforme pesquisa da Petlove/Quaest divulgada em julho de 2024.

Quantidade de animais de estimação
em milhões

Fontes: European Pet Food Industry Federation – FEDIAF e Euromonitor

Oportunidades e expectativas para os negócios

Em 2023, o mercado pet português continuou sua trajetória de crescimento. De acordo com dados da Euromonitor International e relatórios especializados, os portugueses gastaram cerca de 612,2 milhões de euros com seus animais de estimação, um aumento de 1,8 milhão de euros em relação a 2021. A maior parte desses gastos foi direcionada à alimentação (76%), seguida por produtos e suprimentos (23,5%).

A indústria local de alimentos para pets também tem mostrado avanços significativos. Entre 2019 e 2022, o número de empresas no setor praticamente dobrou, passando de 8 para 17. A produção nacional de pet food atingiu 133,3 milhões de euros em 2022, um crescimento substancial em relação aos 40,7 milhões de euros registrados em 2019.

Por fim, as projeções para o mercado pet em Portugal indicam que o setor deverá alcançar 1,3 bilhão de euros (R$ 7,9 bilhões) até 2029, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 3,7%. Em comparação, o mercado pet brasileiro deve alcançar um faturamento de R$ 77,3 bilhões somente em 2024 — os números oficiais serão divulgados em abril.

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