
Você já viu um cão com um olho de cada cor? Essa é a famosa heterocromia em cachorros. Na maioria dos casos, essa condição é causada por fatores genéticos, mas também pode resultar de doenças ou lesões.
O que é heterocromia em cachorros?
Cães com olhos de cores diferentes são portadores de heterocromia, anomalia que não prejudica a saúde do animal. Na realidade, é apenas uma variação na quantidade de pigmento da íris. Essa condição também pode ocorrer em seres humanos.
Segundo informações da Petlove, há evidências de uma possível ligação entre a heterocromia e a surdez, especialmente em gatos brancos. Estima-se que entre 30% e 40% dos gatinhos brancos com olhos de cores diferentes apresentam algum grau de surdez. Nos cães, essa associação também pode ocorrer, mas em uma proporção menor.
Tipos de heterocomia canina
Heterocromia completa
Cada olho do animal possui uma cor de forma completa.
Heterocromia parcial
O mesmo olho tem mais de uma cor.
Heterocromia central
O centro do olho possui uma cor diferente do restante da íris.
Causas da heterocromia
Essa condição é causada pelos baixos níveis de melanina do corpo, substância responsável pela pigmentação da pele, pelos e dos olhos. Se o cachorro nasce com um olho de cada cor, não significa que ele tem algum problema de saúde. Ele apenas nasceu com essa característica e poderá ter uma vida feliz e saudável. No entanto, em alguns casos, a alteração na cor dos olhos pets pode estar relacionada a questões de saúde. Por isso, é imprescindível consultar um médico veterinário.
A cor dos olhos do cachorro pode mudar?
Essa condição é genética; portanto, se a cor de um olho do seu pet mudar repentinamente, leve-o imediatamente a um veterinário. Embora a heterocromia possa se manifestar tardiamente, a mudança na coloração dos olhos pode ser um sintoma de glaucoma, doença que pode causar cegueira parcial ou total.
Raças mais propenças à heterocromia
- Border Collie
- Beagle
- Husky Siberiano
- Pastor Australiano
- Pastor de Shetland