
A indústria pet mundial cresceu 3,2% em 2022 em relação ao ano anterior, mas a perspectiva é de um crescimento tímido em 2023, tendo em vista o cenário instável. A análise é da Abinpet – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação.
O Brasil, no entanto, ainda pode se descolar desse contexto global. Atualmente, o país se consolida no terceiro lugar entre no quesito faturamento, representando 4,95% dos US$ 145 bilhões, atrás somente de Estados Unidos (43,7%) e China (8,7%). O ranking reúne ainda Reino Unido (4,66%); Japão (4,61%); Alemanha (4,5%), França (4%), Canadá (3,26%), Itália (2,74%) e Rússia (2,59%).
“O mercado pet brasileiro chegou a cair para o sétimo lugar do ranking mundial durante os momentos mais imprevisíveis da pandemia de Covid-19. No entanto, nossa indústria é resiliente e conseguimos voltar ao top 3”, comenta o presidente-executivo da Abinpet, José Edson Galvão de França.
Indústria pet poderia crescer com redução de impostos
A indústria pet, porém, poderia ter crescimento mais vigoroso com a redução da carga tributária. “Seria possível até competir de igual para igual com o faturamento da China”, pontua o dirigente.
Para efeito de comparação, a carga tributária brasileira é 87% maior do que a aplicada pelos Estados Unidos. Enquanto os brasileiros pagam cerca de 50% do valor final em impostos, a arrecadação corresponde a apenas de 6,6% do preço final entre os norte-americanos. Na prática, a cada real investido pelos consumidores brasileiros, R$ 0,50 são impostos.
“É preciso mudar o entendimento da Receita Federal para que o pet food não seja tributado com a mesma carga das bebidas alcoólicas e cigarros, considerados itens supérfluos. Além do fato de que os pets hoje são parte da família, o pet food é crucial para a saúde e bem-estar dos animais”, finaliza Galvão de França.
Indústria pet x tributos
- Estados Unidos – carga tributária: 6,6% do preço final
- China – carga tributária: 17% do preço final
- Reino Unido – carga tributária: 20% do preço final
- Alemanha – carga tributária: 7% do preço final
- Itália – carga tributária: 22% do preço final
A indústria pet brasileira encerrou 2022 com um faturamento de R$ 41,9 bilhões, crescimento de 17,2% sobre o ano de 2021. Desde o último levantamento realizado pela Abinpet, o cenário permanece estável.
Desse montante, o pet food representa 80% (R$ 33,3 bilhões); pet vet (produtos veterinários), R$ 5,9 bilhões, ou 14% do total, e pet care (produtos de higiene e bem-estar animal), com R$ 2,68 bilhões, ou 6% do faturamento total. Isoladamente, cada segmento cresceu 18%, no caso do pet food; 16,5% no caso do pet care e 12% no caso de pet vet, quando comparados com os números de 2021.
O balanço não leva em consideração a movimentação no varejo, e não inclui a venda de animais diretamente de criadores.