
Do interior paulista ao plano de chegar a 100 unidades em território nacional daqui a três anos, a rede de franquias de banho e tosa Bable Pet aposta na digitalização como trunfo. Até o próximo ano a empresa planeja lançar uma plataforma de e-commerce para ampliar a possibilidade de venda para o cliente.
Essa estratégia vai ao encontro da proposta de maximizar a lucratividade dos seus parceiros. “Nossa meta é chegar a 25% de lucro líquido sobre o faturamento bruto”, conta Laura Poggi Rodrigues, fundadora e CEO. A rede mantém atualmente nove unidades, sendo cinco no interior paulista – nas regiões de Campinas, Piracicaba e Sorocaba. Já avançou também para Osasco, São Caetano do Sul e a capital, onde fincou bandeira no bairro nobre de Moema.
Neste ano, subiu o mapa com a abertura da primeira franquia em Salvador (BA), no recém-inaugurado shopping a céu aberto Pátio Patamares. Até dezembro de 2025, projeta somar 20 PDVs.
Graduada em economia pela Unicamp, e com mestrado pela USP e pela London School of Economics (Reino Unido), Laura não imaginava que atuaria no mercado pet. Uma experiência pessoal e uma grande oportunidade de negócio a direcionaram para o setor.
Nascida em Piracicaba (SP), a empresária acumulou experiências e trabalhou para os governos brasileiro e chileno. Aos 30 anos, retornou do Reino Unido para o Brasil para criar suas filhas e, em 2017, foi apresentada ao universo pet quando sua filha mais velha, Sofia, então com oito anos, desenvolveu sinais de ansiedade.
“Foi então que, depois de um período sem brincar e ir para a escola, ela expressou vontade de ter um cachorro. Assim veio o Tito, um biewer terrier que a ajudou e me mostrou como a relação com pet pode ser maravilhosa”, afirma, em entrevista ao Panorama PetVet.
Desde então, o bem-estar de Tito é também prioridade de Laura. E esse olhar cuidadoso sobre as necessidades do cão a fizeram perceber que a oferta de serviços de banho e tosa era pouco profissionalizadas e quase nunca pensada na necessidade dos animais de estimação. Em 2020, ao lado dos sócios Jaime Fernandez e Leonardo Bispo, fundou a Bable Pet com um conceito diferenciado de franquia.

Rede de franquias de banho e tosa tem plano de assinatura
O plano para a Bable Pet sempre foi o modelo de franquias, beneficiado pela experiência de Laura na modalidade e na gestão de serviços. Um dos diferenciais é a oferta do primeiro plano de assinatura de banho no segmento –o Clube do Banho.
A rede também oferece serviços estéticos, como hidratação e remoção de subpelo e de pelo; e atendimento veterinário, incluindo consultas e vacinação. Já a Bable Taxi viabiliza o transporte de cães de tutores que não têm muito tempo. A marca também conta com o serviço de beauty express (beleza expressa), com atendimento sem hora marcada.
O investimento inicial varia entre R$ 200 mil e R$ 400 mil, dependendo do tamanho da unidade e das adaptações no imóvel, incluindo taxa de franquia, equipamentos, capital de giro e mídia. Laura aponta que, em geral, no segundo ou terceiro mês, o franqueado já não precisa mais injetar capital de giro, com retorno estimado em até 24 meses.
Suporte e orientação contínua
Na avaliação da profissional, o sucesso dos franqueados depende do suporte próximo da franqueadora. “Nossa assessoria mensalmente mapeia KPIs essenciais por área e franquia, e, a partir desses dados, oferecemos treinamentos e mentorias para aprimorar os pontos necessários”, explica. Com reuniões mensais, visitas bimestrais e acompanhamento contínuo, a Bable Pet se empenha em manter altos níveis de satisfação, monitorando o NPS em tempo real para identificar e corrigir qualquer insatisfação.
Embora encoraje os franqueados a personalizarem suas operações, Laura ressalta a importância de seguir as diretrizes da franqueadora. O perfil ideal para o franqueado da Bable Pet envolve facilidade com tecnologia, visto que a empresa digitaliza todos os processos e se considera praticamente uma pet tech.
Atualmente, eles coletam feedback dos franqueados na conversa olho a olho e na gestão horizontal. “No começo fazíamos pesquisas anônimas, mas geralmente não preenchiam e quando o faziam não traziam informações complementares às que já tínhamos”, lembra.
Visão de futuro
Atualmente, a Bable Pet tem planos de expansão nacional e, futuramente, internacional. “Queremos levar nosso profissionalismo para o maior número possível de cidades e até outros países”, afirma. A empresa está em fase de captação de investimentos, e não divulga dados de faturamento.
Bable Pet Fundação: 2020 Especialidade: banho e tosa Investimento inicial: entre R$ 200 mil e R$ 400 mil Retorno estimado: em até 24 meses Unidades: 9, sendo cinco no interior paulista, três na Região Metropolitana de São Paulo e uma na Bahia Contato: acesse aqui |