Você já ouviu falar em esporotricose? Essa infecção fúngica do gênero Sporothrix e pode ser transmitida pelos nossos amigos felinos, mas também pode ser transmitida a humanos e a outras espécies de animais.
O que é esporotricose?
A esporotricose é uma micose causada por um fungo do gênero Sporothrix, podendo ser de origem animal ou ambiental. Transmitida principalmente pelos gatos, que infectam os humanos por meio de lesões como arranhões, mordidas ou até mesmo com as gotículas de espirros.
Sintomas
Os principais sintomas da esporotricose incluem inchaço, vermelhidão, dor, coceira, sensação de queimação, descamação da pele, úlceras, feridas, abscessos e pequenas manchas. Além disso, também pode haver febre, perda de peso, cansaço e dores musculares.
Como é transmitida a esporotricose?
Ela é transmitida pelo contato com gatos. O fungo que causa a doença é encontrado no organismo dos gatos, especialmente nas áreas que apresentam infecção por ácaros. Ele pode ser encontrado também nos locais de enterro dos animais infectados.
Como prevenir o felino da doença?
A melhor forma de prevenir a esporotricose é minimizar o contato com o animal que apresenta a doença. Ao manusear um animal infectado, ou visitar um local onde a doença foi constatada, é importante tomar algumas precauções, como usar luvas, coberturas e máscaras.
Outras formas de prevenção incluem manter o gato saudável, vacinando-o regularmente, alimentando-o com comida de boa qualidade e escovando regularmente o seu pelo. Manter o ambiente limpo também ajuda a manter o animal livre de doenças.
Como funciona o tratamento
A esporotricose pode ser tratada com medicamentos antifúngicos, que devem ser administrados pelo veterinário. Esse protocolo terapêutico costuma durar cerca de 4 semanas.
Durante o tratamento, o animal deve manter um estilo de vida saudável, com uma alimentação balanceada e suplementos regulares de vitaminas e sais minerais. O veterinário também pode recomendar o uso de banhos medicinais e aplicações de loções anti-inflamatórias.