
As cobras são répteis exóticos que estão conquistando espaço nos lares. Mas, por não serem animais domésticos convencionais, é importante saber os cuidados específicos da espécie. A seguir, conheça os principais cuidados ao criar uma cobra como animal de estimação.
7 cuidados ao criar uma cobra como animal de estimação
Responsabilidade ética
Esses animais da espécie não-peçonhenta, ou seja, animais que não têm veneno ou o veneno não é tão potente, devem ser liberados pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para serem criados domesticamente.
Mas, para tê-las em casa, é fundamental que a compra seja feita em um criadouro legalizado e certificar que o animal está microchipado.
Também vale verificar as leis locais sobre a criação de cobras como animal de estimação. Isso porque algumas regiões podem ter restrições específicas ou exigir licença.
Escolha da espécie
Antes de adquirir o novo pet, é preciso pesquisar e conhecer as diferentes espécies. Por isso, veja quais as mais adequadas para “pais de primeira viagem”, as que não exigem tantos cuidados e as ideais para o tamanho da casa. A escolha correta garante que você e o animal vivam em harmonia.
Habitat adequado
As cobras vivem em terrários que devem atender as características de seu habitat natural. O Panorama PetVet separou dicas para montagem do novo lar do réptil. Clique aqui para saber mais.
Alimentação
Geralmente, a dieta das cobras é baseada em presas, como ratos e outros pequenos animais. Mas é importante consultar um veterinário especialista em pets exóticos para montar uma alimentação adequada e garantir o bem-estar do animal.
Segurança
Antes de ter uma cobra em casa, aprenda técnicas de manuseio para evitar acidentes. Além disso, garanta que o terrário esteja seguro e bem fechado para evitar fugas.
Cuidados veterinários
Por mais que não sejam animais comuns, é extremamente válido levar as cobras ao veterinário especializado regularmente.
Entendendo o comportamento
Cobras são répteis exóticos e, por isso, é preciso estudar sobre o comportamento natural da espécie para entender e identificar sinais de estresse, doença ou fome.