Você adotou um felino e não sabe a idade do gato? Ter essa informação é importante porque é o que ajuda a definir a expectativa média de vida dos felinos. Alguns fatores podem ser considerados para determinar com mais precisão a idade dos bichanos.
Filhotes de gatos recém-nascidos apresentam características específicas. Nos três primeiros dias, eles ainda estão com o cordão umbilical. Se o cordão já caiu, mas o bebê-gato ainda não abre o olho, é porque ele tem de 5 a 15 dias de vida.
A dentição também é um indicador da idade. Os filhotes têm dentes de leite bem branquinhos, que surgem entre a segunda e a terceira semana de vida. A dentição definitiva aparece entre o terceiro e o sétimo mês de vida.
Dentição ajuda a determinar idade do gato
Na fase adulta, essa tarefa de determinar a idade do gato torna-se mais difícil e um veterinário experiente tem condições de estipular a idade, principalmente com base de dentes. Eles ficam mais escuros, desgastados e com acúmulo de tártaro.
Já gatos idosos ou geriátricos evidenciam a idade pelas mudanças no comportamento e na aparência. O idoso apresenta pelagem opaca e o geriátrico a exibe grisalha ou branca. A disposição para brincadeiras também já não é a mesma e e eles vão preferir dormir a fazer qualquer outra atividade.
Os olhos também revelam pistas da idade. São brilhantes quando são gatos jovens e se tornam opacos e amarelados à medida que envelhecem.
Equivalência com idade de humanos
O gato tem um avanço considerável na idade nos três primeiros nos de vida. Ele chega à fase adulta no primeiro ano de vida, o que corresponde a 14 anos humanos. No segundo ano de vida, ele ganha mais dez anos, ou seja, soma 24 anos humanos. A partir do terceiro ano, basta somar mais 4 para cada aniversário do pet. Confira alguns exemplos
dessa equivalência
3 anos felinos ≡ 28 anos humanos
4 anos felinos ≡ 32 anos humanos
5 anos felinos ≡ 36 anos humanos
6 anos felinos ≡ 40 anos humanos
Independente do pet estar saudável, é importante frisar que cada fase da vida do gato merece atenção específica. Algumas doenças são mais comuns entre filhotes, enquanto outras afetam mais o felino adulto ou idoso.