Panorama PetVet

Camil desiste da compra de unidade de pet food da chilena Iansa

 

A Camil anunciou no dia 7 de abril a desistência de seguir com a aquisição da  LDA SpA, unidade de negócios de pet food da Iansa, controlada da ED&F Man, no Chile. O anúncio de compra foi realizado pela primeira vez no início de 2020.

A operação foi avaliada em 37 bilhões de pesos chilenos, equivalente a R$ 200 milhões. Na ocasião do anúncio da compra, a Camil disse que a transação representava um passo importante para o fortalecimento da competitividade no mercado de pet food Chile, onde a Camil opera com sua subsidiária Tucapel.

A Camil não justificou o motivo de desistir de levar o processo de aquisição para frente. Segundo reportagem do Valor Econômico, a LDA perdeu quase toda a sua participação de mercado no Chile depois que um “desvio de funcionamento no conservante” de algumas rações causou problemas intestinais e até a morte de animais de estimação.

Há dois anos, quando o negócio foi anunciado, a LDA tinha cerca de 10% de participação de mercado no Chile. Após o problema, ainda em 2020, a fatia passou a ser de 0,2%. A empresa reformulou as rações e os processos, e agora estão no meio do caminho, com cerca de 4% de mercado. Todo esse processo prejudicou o resultado operacional (Ebitda) da Iansa e levou à desistência da Camil.

Fonte: Panorama PetVet

Sair da versão mobile