Quando cães envelhecem é normal que eles tenham as suas habilidades afetadas e os problemas de saúde comecem surgir. A condição mais frequente e que ainda gera mais preocupação para os tutores é o cachorro cego, muitos ainda não sabem quais procedimento adotar e como agir nessa fase tão chatinha para os nossos companheiros.
É preciso compreender que quando a cegueira chega, outros fatores como olfato e paladar ficam ainda mais aguçados. Obviamente é necessário investigar o motivo que levou o comprometimento da visão do pet. Dependendo do quadro, pode ser reversível e garantir que ele volte a enxergar.
Cachorro cego: principais causas
O cachorro cego pode estar associado a várias causas, como doença do carrapato ou glaucoma, por exemplo. Os problemas podem ocorrer em qualquer idade, e houver algum trauma na região.
A catarata e a degeneração de retina são as duas causas que mais provocam cegueira canina, principalmente em idade idosa.
Cachorro cego: sintomas
É fácil identificar a cegueira em pets. Geralmente, as primeiras evidências são percebíveis pelo comportamento, principalmente à noite. Os animais têm uma ótima visão no escuro e quando eles começam a bater a cabeça nos móveis e não conseguem acompanhar o próprio olhar, é melhor buscar ajuda de um veterinário a causa. Outra característica de um cachorro cego é mobilidade que fica mais lenta e ele fica ainda mais quieto. Além disso, a íris dos olhos fica mais opaca.
Cuidados com um cachorro cego
Se o seu amiguinho tiver alguma mudança comportamental como as que apresentamos aqui, entre em contato com o veterinário especializado em oftalmologia para uma investigação mais detalhada, para verifica a retina dele. Para identificar o problema na visão, são realizados testes com obstáculos para ver o nível de dificuldade até alcançar o tutor, tanto no claro quanto no escuro.
Vale ressaltar que dependendo da situação, a cegueira tem cura, por isso é legal um diagnóstico rápido. Se o motivo for catarata, o tratamento mais indicado é procedimento cirúrgico que é super tranquilo e vai melhorar a qualidade de vida do cão.
Como prevenir a cegueira em cachorro
Existem inúmeros motivos para a perda de visão, sendo difícil explicar a causa de fato. Normalmente, é originária de outras doenças, como a de carrapato ou cataratas que acontece por conta do envelhecimento. Por isso, os exames preventivos são importantes, eles ajudam a melhorar a qualidade de vida dos animais.