O adestramento positivo pode ser usado para treinar um animal com recompensas ao invés de punições. É um método que respeita cães e gatos, pois não é fundamentado em castigos, mas agrados como petiscos, brincadeiras e outras atividades divertidas.
O que é adestramento positivo?
O adestramento positivo é um método de treinamento que recompensa o animal pelo bom comportamento, sendo mais eficiente do que punir por algum ato ruim. Os treinadores de animais usam incentivos, como oferecer petiscos ou brincar com o animal, e ignorar comportamentos indesejáveis.
Seu objetivo é criar um ambiente livre de medo e incentivá-los a se comportar de determinadas maneiras. É uma modalidade que aproxima o tutor de seu pet, criando um elo de confiança.
Benefícios do adestramento positivo
O adestramento positivo existe há muito tempo, mas ganhou popularidade recentemente. Acredita-se que o treinamento proporcione benefícios para os donos e os bichos de estimação.
A modalidade oferece um treinamento gentil, livre de repreensões ou medos aos pets. Ao invés disso, são recompensados pelos comportamentos desejáveis, incentivando os amiguinhos a cooperarem. Eles ficam mais confortáveis e menos estressados.
Como implementar o adestramento positivo?
Implementar o adestramento positivo é simples. Comece por celebrar o bom comportamento do seu animal de estimação. Isso inclui elogios, carinhos e abraços, bem como oferecer um petisco ou outra recompensa para incentivar o comportamento desejado.
Você também deve ignorar quaisquer comportamentos desagradável, como pular nas pessoas ou destruir coisas. Isso não significa que não deve corrigir o pet, mas não deve responder mais do que isso.
Lembre-se que o seu animal de estimação deve se divertir sempre.