Casos de picada de escorpião em gato são mais comuns em épocas de calor intenso. Esses animais peçonhentos, não raramente, invadem residências onde procuram esconderijos escuros e úmidos como frestas de parede, atrás de móveis e até dentro de sapatos. Como um pet doméstico muito curioso, o felino é uma vítima em potencial desse aracnídeo justamente por circular por toda a casa.
Os sintomas mais comuns da picada de escorpião em gato são enjoos e náuseas, vômito, cansaço, salivação, excessiva e inchaço, vermelhidão e sangramento na região afetada. O bichano também passar a se deslocar com dificuldade e sentir dor. Cabe ao tutor, ao notar alguma dessas manifestações procurar imediatamente um veterinário.
A primeira providência, porém, é evitar que o pet se movimente para que o veneno, altamente tóxico, não se espalhe a outras partes do corpo. Geralmente os gatos costumam ser picados pelos escorpiões na região das patas, pernas e barriga e o ferrão pode ficar preso ao corpo do animal. A gravidade do quadro depende, entre outros fatores, do tamanho do escorpião, da quantidade de veneno inoculado, do porte físico e sensibilidade do bichano à substância e do tempo decorrido do acidente até o atendimento.
Tratamento para picada de escorpião em gato
O tratamento para picada de escorpião em gato é feito de modo a mitigar os efeitos danosos ao pet. No Brasil, não há soro antiescorpiônico disponível para uso em animais. Os recursos terapêuticos consistem em aliviar os sinais clínicos de envenenamento, entre os quais estão também sonolência, tremores, convulsões edema pulmonar, e preservar as funções vitais do animal. As primeiras 24 horas são consideradas críticas. O risco de óbito é maior para filhotes com distúrbios cardíacos e pulmonares.
A melhor maneira de evitar que o animal de estimação seja alvo de picadas de escorpião é adotar medidas preventivas, entre as quais:
- Manter as áreas de descanso do pet limpas e longe de locais onde os escorpiões podem se esconder
- Criar o hábito diário de sacudir cobertas e caminhas do animal
- Consertar falhas na estrutura da casa, como buracos em paredes
- Vedar ralos de banheiros e cozinha
- Manter o quintal limpo e livre de entulhos – madeira, pedras, tijolos, telhas
- Colocar o lixo em locais que possam ser mantidos fechados para afastar insetos que servem de alimento para os escorpiões