Panorama PetVet

7 comportamentos que indicam um cachorro pedindo ajuda

Cachorro pedindo ajuda

Pode ser mais difícil do que parece identificar um cachorro pedindo ajuda. Isso porque muitas vezes alguns comportamentos estranhos podem remeter a este significado, como se fossem pedidos inusitados. Na verdade, tudo que um cãozinho faz quer dizer algo por trás, até quando ele está simplesmente arranhando uma parede.

Será que você consegue reconhecer seu cachorro pedindo ajuda? Talvez, algum comportamento que já foi visto em seu amigo de quatro patas possa ter tido outro significado, e é importante que o tutor saiba quando ajuda-lo por algum motivo. Confira abaixo algumas possibilidades.

Ações aleatórias que representam um cachorro pedindo ajuda 

Olhar um cachorro arranhando a parede é uma cena não tão comum e bastante engraçada até. É como se ele estivesse cavando a parede com as patinhas. Porém, este não é um bom sinal. Originalmente, os lobos, seus ancestrais, cavavam a terra para aliviar o tédio, o estresse e a ansiedade. Sendo assim, quando o cão faz isso quer dizer que, provavelmente, está com a saúde mental prejudicada.

Promova mais atividades com o bichinho, como passeios e brincadeiras em casa, já que é gastar a energia é uma ótima opção para aliviar o tédio, o estresse e a ansiedade.

Se apossar do chinelo da pessoa favorita do pet pode ser uma forma dele demonstrar sua ansiedade de separação. Sendo assim, o bichinho ameniza a saudade causada pela falta de seu amigo humano. Isso atrapalha a convivência saudável com o animal, que pode se tornar destrutivo e territorialista com suas “propriedades”. E quando isso acontecer, não deixe o cachorro comer chinelo, pois isso pode causar uma série de problemas.

Este motivo não é relacionado à saúde mental, mas sim à uma possível presença de vermes no organismo. Parasitas que se instalam no intestino do animal podem causar vômito, inchaço abdominal, diarreia, perda de peso e irritação, o que resulta numa coceira e faz com que o cachorro arraste o local no chão.

Pode ser explicado também por uma inflamação na glândula adanal, constipação e prolapso retal em cães.

Têm cães que fazem isso como uma diversão. Outros, levam o correr atrás do rabo como uma forma de pedir ajuda. Então, isso quer dizer que o animal está com algum problema na região, seja um machucado ou uma coceira. Pode ser um semblante de ansiedade, assim como indicativo de doenças neurológicas e acúmulo de energia. Observe a frequência e sempre promova atividades para gastar a energia de seu cão.

A atenção com seu cão deve ser enorme quando ele come as próprias fezes. Existem raças que são mais tendentes a fazer isso, porém é necessário sempre ir atrás da fonte e entender porque ele está comendo cocô. A coprofagia canina, que é o nome da ação de comer as fezes, é muito relacionada à falta de nutrientes no corpo e até à presença de doenças – incluindo a diabetes.

O estresse, a ansiedade, a necessidade de atenção e o tédio são mais influenciadores que fazem o cão comer fezes.

O cachorro pedindo ajuda se manifesta, muitas vezes, se esfregando na parede, no chão ou em objetos. Pode ser o resultado de alguma coceira ou maiores problemas, como a presença de parasitas, doenças dermatológicas e reações alérgicas. E esfregar em tudo que vê em volta pode ser a única escapatória para aliviar seu incômodo.

Verifique sempre se a pelagem de seu cachorrinho está saudável para evitar esses tipos de problemas.

Talvez esse seja um dos comportamentos mais comuns dos indicadores de um cachorro pedindo ajuda. E não por acaso, também demanda ajuda de seus tutores, já que revela quadros de ansiedade e estresse. É um sinal psicológico que precisa de acompanhamento veterinário para não se tornar um transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Pode ser influenciado pela morte de algum familiar, mudanças na rotina, sensação de solidão ou ansiedade de separação.

Também pode ser o caso de algum parasita, objeto estranho ou queimaduras na patinha do animal, não se limitando apenas ao psicológico.

Sair da versão mobile