O latido geralmente é um comportamento normal do cão, mas pode se tornar problemático quando se torna excessivo. Separamos 5 dicas que vão ajudar o seu cachorro parar de latir.
1 – Adestre o seu cão
Um dos primeiros passos para ajudar o seu cachorro parar de latir é adestrá-lo. Você pode ensiná-lo recompensando-o com algo que ele gosta quando ele ficar quieto.
O adestramento refina o comportamento do animal em relação ao latido. A partir do momento em que os cães são adestrados no comando de “silêncio”, eles compreendem que esse sinal indica que nenhum som deve ser emitido. Caso ele lata você pode tentar dizer “silêncio” e recompensá-lo por sua obediência. É um ótimo método para controlar o latido do seu cão.
2 – Exercícios físicos
Outra alternativa eficiente é promover exercícios físicos diários, melhorando as tensões dele e o mantendo ocupado, além de ajudar a liberar os hormônios que reduzem a ansiedade do cão, o que pode levar a um latido menos frequente.
3 – Remova o estímulo
Se notar que seu cachorro está latindo enquanto estiver seguindo um estímulo externo, como a presença de outro animal ou humanos, tente apaziguar com os comandos.
4 – Entretenimento
Caso o seu cão continue latindo, aposte no entretenimento. Fale com ele em voz alta, ofereça brinquedos interessantes ou use recompensas para distraí-lo. Isso ajudará a reduzir o latido excessivo.
5 – Consulte um veterinário
Se nenhum dos métodos anteriores funcionarem, é recomendável consultar um veterinário. Ele pode recomendar remédios ou outros tratamentos que ajudem a controlar o latido do seu cãozinho.