
A chinchila é um animal exótico extremamente fofo, carinhoso e que não demanda muitos cuidados, como passeios. Esse pet também chama atenção pelo pelo macio, olhinhos meigos e orelhas grandes. A seguir, conheça mais sobre a espécie e suas curiosidades.
11 curiosidades sobre a chinchila
Expectativa de vida
A expectativa de vida de uma chinchila depende da qualidade de vida que lhe é oferecida. Esse pet nada convencional pode viver até 20 anos quando está livre em seu habitat natural.
Dentes
Os dentes desse roedor, assim como os de coelhos, têm crescimento contínuo, podendo causar dor ao mastigar. É importante que haja manutenção natural com o consumo de feno ou brinquedos adequados.
Animal sonoro
Essa espécie pode produzir até dez sons diferentes. Além disso, consegue se comunicar entre si usando latidos e grunhidos.
Pelo macio
Seu pelo é considerado um dos mais macios do mundo, sendo 30 vezes mais macio que o cabelo humano. O pelo da chinchila já foi muito desejado pela indústria da moda, gerando uma caça descontrolada e ilegal que quase levou à extinção da espécie. Para preservar as chinchilas, diversos países proibiram a predação do roedor, e ele passou a ser apreciado como animal de estimação.
Hábitos noturnos
As chinchilas são animais naturalmente noturnos, ou seja, passam o dia inteiro dormindo e se movimentando a partir do pôr do sol. Em seu habitat natural, esse roedor sai para se alimentar apenas durante a noite.
Exercícios físicos
Embora não demandem passeios diários como os cães, é importante que a chinchila pratique exercícios físicos. Colocar uma roda na gaiola permite que ela se movimente e se divirta.
Adoram brincar
Mesmo sendo um animal tranquilo, as chinchilas têm bastante energia para gastar e gostam de ter brinquedos à disposição para brincar e fazer exercícios.
Coloridas
Esses animais podem ser encontrados na cor cinza-azulada ou em tons mais escuros. No entanto, chinchilas com pelos cinza-amarelado e em tons de bege, branco, ébano, safira, violeta, carvão e até veludo já foram encontradas na natureza.
Alimentação
Se você está pensando em ter uma chinchila, é preciso ficar atento à alimentação dela. Elas se alimentam com uma ração específica que contém os nutrientes essenciais da dieta. Chinchilas são vegetarianas e podem comer alfafa, cubo de rama e frutas como maçã, banana e uva. Lembre-se de que esses bichinhos têm um sistema digestivo bastante delicado e não podem comer muito. Por isso, é importante levá-la a um veterinário específico para orientação sobre criação e alimentação.
Animais que pulam
Assim como os coelhos, as chinchilas são ágeis e podem pular. Elas conseguem saltar até um metro e meio no ar.
Banho
As chinchilas não podem tomar banho com água e sabão. Adaptadas a locais secos e de temperaturas mais baixas, sua pelagem é lisa e muito densa, dificultando que se sujem facilmente ou que parasitas entrem em contato com elas. Se houver necessidade de limpeza, o banho deve ser a seco, com um pó específico para chinchilas, que remove qualquer óleo ou umidade dos pelos.