Produzidos à base de vitaminas, minerais, aminoácidos e outros compostos, a suplementação para pets atua de forma sinérgica, proporcionando benefícios para a saúde do animal. Segundo reportagem do UOL, o uso é indicado para casos em que a deficiência ou carência de quaisquer das substâncias se torna determinante na evolução e piora de situações clínicas.
Também há situações em que é impossível suprir as necessidades do animal por meio da alimentação comum. Exemplo disso é o ômega 3, utilizado para retardar o envelhecimento e melhorar a imunidade; e o sulfato de condroitina e a glucosamina que, associados, contribuem para a redução do desenvolvimento de doenças articulares nos cães.
Procure um especialista para a correta suplementação para pets
A fisiologia de cada espécie é que determina a necessidade de suplementação. Carnívoros possuem necessidades diferentes dos roedores e herbívoros, como as altas taxas de vitamina B12, D3 e de compostos como condroitina e glucosamina. Dessa forma, os animais devem receber os suplementos considerando sua individualidade bioquímica.
As contraindicações existem apenas em casos de alergia ou intolerância específica. Os especialistas destacam que é indispensável respeitar a dose prescrita pelo médico veterinário ou a indicação da bula do produto.
Fonte: Redação Panorama PetVet