Panorama PetVet

Quais répteis são considerados animais de estimação?

Répteis
Foto: Freepik

Apesar de não serem animais domésticos comuns como os cachorros e gatos, há quem procura ter animais exóticos como pets. Os diferentes tipos de répteis possuem necessidades e cuidados específicos. Por isso, é fundamental conhecer bem cada espécie antes de escolher um novo companheiro. A seguir, veja orientações e características gerais.

Compra de répteis como animais domésticos no Brasil

De acordo com o Relatório Nacional de Tráfico de Animais, cerca de 38 milhões de animais silvestres são retirados da natureza por ano. Além disso, comprar um réptil de forma ilegal prejudica a fauna brasileira de maneira direta e incentiva um mercado que mata milhares de bichos anualmente.

Por essa razão, é extremamente necessário a compra legal e ética desses animais para tê-los em casa. Eles devem ser adquiridos em criadouros licenciados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Na hora da compra, a nota fiscal deve ser exigida para comprovar que o animal nasceu em cativeiro legalizado pelo Ibama e não foi arrancado da natureza pelo tráfico de animais exóticos. Além de dados do criador, a nota fiscal também deve ter algumas informações técnicas sobre o bichinho.

É importante também verificar se o pet possui microchip. Por ser único e individual, o dispositivo funciona como uma espécie de identidade do réptil perante o Ibama.

Quais répteis podemos ter em casa?

Lagartos

São répteis de sangue frio que possuem quatro patas e uma longa cauda. Existem diversas espécies de lagartos que podem ser criados como animais de estimação, como o Gecko-leopardo, Teiú, Dragão-barbudo, Anolis-verde e a Iguana verde.

Cobras

São répteis alongados e sem membros. Algumas espécies de cobras são mais adequadas para a vida doméstica e, por isso, o Ibama autoriza apenas a posse de espécies não-peçonhentas, como a Jiboia, Cobra do Milho, Píton da índia e Píton Real.

Tartarugas, cágados e jabutis

São répteis de casco duro e podem ser divididas em dois grupos: aquáticos e terrestres. Existem diversas espécies, mas apenas a Tartaruga-da-madeira, Tartaruga-tigre-d’água, Tartaruga-russa, Tartaruga-pintada, Jabuti-tinga e Jabuti-piranga podem ser animais de estimação.

Camaleões

São répteis famosos pela capacidade de mudar de cor. Podem ser animais de estimação: Camaleão-velado, Camaleão-pantera, Camaleão-de-jackson e Camaleão-do-iêmen.

Ficou interessado? Clique nos links abaixo para mais informações:

Reptiliano

Fauna Criadouro

Da Silva Sauro

 

Sair da versão mobile