Panorama PetVet

Popular Pet ambiciona expansão nacional até 2027

Popular Pet
Foto: Divulgação

Fundador da Popular Pet, Guilherme D’Angelo define a empresa como uma startup old school, capaz de unir a velocidade de uma empresa novata com a experiência no varejo. E os planos são ambiciosos. Quatro anos após iniciar operações, a rede regional de pet shops já administra 23 lojas na região do Vale do Paraíba (SP) e cresce, em média, 75% ao ano. Até 2027, a meta é obter escala nacional e alçar o top 3 do setor, logo depois das gigantes do varejo pet, Petz/Cobasi e Petlove.

A previsão para 2025 é abrir mais 20 PDVs no interior paulista e superar R$ 120 milhões de faturamento. Para alcançar esses objetivos, ousadia e resiliência não faltam ao empresário de 38 anos, que abriu mão de uma bem-sucedida trajetória executiva no varejo farmacêutico para investir no setor pet.

A primeira loja da Popular Pet estreou operações em 2021 na cidade de São José dos Campos. ’’Logo percebemos a necessidade de incorporar as vendas online. Hoje também somos uma plataforma digital com estoque suficiente para abastecer o e-commerce e lojas físicas’’, frisa.

Esse plano respaldou a reabertura do ponto inicial. No segundo ano (2022) foram mais duas lojas físicas e, a partir de então, a rede inaugurou de oito a dez novos PDVs entre 2023 e 2024. O mercado muito pulverizado, carente de lojas de produtos e serviços pet nos bairros, foi o impulso para o empreendimento. ‘’Decidi montar um modelo similar ao de uma farmácia, com lojas de pequeno e médio portes’’, conta.

Vendas omnichannel impulsionam planos da Popular Pet

A Popular Pet mantém unidades nos municípios de São José dos Campos, sua terra natal, além de Caçapava, Jacareí e Taubaté. ‘’Tivemos que entender o perfil dos consumidores para compor um mix de produtos antes de acelerar a expansão’’, detalha.

Na sequência, outras lojas foram abertas em vias de grande fluxo, alavancando o negócio. Inaugurado recentemente, o centro de distribuição de 2,5 mil m2 comporta 10 mil SKUs, incluindo itens de alimentação, medicamentos e acessórios. ‘’Somos a única empresa omnichannel do mercado, com vendas presenciais, por WhatsApp e integração com as plataformas ifood e Rappi, além de marketplaces’, complementa.

Hoje com cerca de 450 mil clientes cadastrados, passaram pelas unidades da rede no ano passado mais de 870 mil consumidores. D’Angelo destaca também os serviços de banho e tosa e o atendimento 24 horas de cinco hospitais e clínicas veterinárias. No total são 350 colaboradores, entre os quais 37 veterinários.

Fundo de investimento impulsiona avanço da Popular Pet

A bem-sucedida trajetória da empresa em curto espaço de tempo chamou a atenção do fundo de family office Epitychia, do executivo Janguiê Diniz, também dono do grupo Ser Educação. No ano passado, o investidor adquiriu participação minoritária na rede de pet shops com um aporte estratégico de recursos. O investimento reforçou a governança corporativa e compliance da empresa, que estruturou conselhos e diretorias em diversas áreas.

O financiamento deu suporte ao projeto de abertura das novas unidades, nas cidades de Mogi das Cruzes, Cruzeiro, Guaratinguetá e Lorena, além dos municípios onde a Popular Pet já atua.

A conexão e adesão dos consumidores à marca é enfatizada ainda com campanhas destinadas a promover o cuidado e bem-estar dos pets. Uma delas ocorreu no ano passado com a microchipagem gratuita de 1 mil animais, em conjunto com a prefeitura de Jacareí. ‘’O que nos guia é o propósito de oferecer a tutores acesso a produtos e serviços pet com preços acessíveis, atendimento qualificado e uma experiência diferenciada’’, conclui.

Popular Pet
Fundação: 2021
Sede: São José dos Campos (SP)
Capilaridade: 23 lojas no Vale do Paraíba e mais 20 a serem abertas em 2025
Faturamento estimado: R$ 120 milhões
Número de colaboradores: 350

Sair da versão mobile